Vai para o pré-Carnaval? Confira a ordem de desfile do Fuzuê e do Furdunço

Desfiles saem neste sábado e domingo de Ondina para a Barra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga / CORREIO

Chegou! Apesar de iniciar apenas na próxima semana no resto do país, o Carnaval de Salvador já começa com sua pré-folia neste sábado (23). A ampliação da festa é motivo de comemoração para muitos foliões, que aguardam pela data durante todo o ano. São mais de 80 atrações e um milhão de pessoas que irão para Ondina acompanhar os trios no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Vai pra folia, mas ainda não sabe a ordem que a sua atração preferida sai? O CORREIO te ajuda com a programação (veja abaixo).

Dentre os destaques do Fuzuê, que ocorrerá neste sábado (23) a partir das 16h, estão Oficinas de Frevos e Dobrados, Quabales, Cia. de Danças e Folguedos, As Ganhadeiras de Itapuã, Mascarados de Maragojipe, Zambiapunga, Paroano Sai Milhó e Walter Queiroz. No domingo (24), dia de Furdunço, os destaque são Rixô Elétrico, Micro Trio de Ivan Huol, Quabales, Irmãos Macêdo, Mudei de Nome, Duas Medidas, Jau, Fit Dance, Gerônimo, Orquestra de Pandeiros, Denny Denan, Colher de Pau e Àttooxxá.

É tanta paixão que o estudante Dayves Guedes, 22 anos, inicia a contagem regressiva para o próximo Carnaval assim que acaba a folia. Desde 2014, ano em que veio de Xique-Xique para a capital, é só alegria. No início, ele estava tímido, mas depois se soltou e passou a curtir todos os dias. “No ano passado, eu bati o recorde e fui até para o arrastão. E não é o artista que me move, eu vou porque gosto da festa mesmo, do clima. No Fuzuê deste ano, com certeza eu estarei lá, batendo ponto”, disse ele. 

O gosto pela festa é tanto que os amigos de Dayves até já sabem e dizem que ele tem um pré e um pós-Carnaval. “Eles dizem que meu calendário é baseado no Carnaval. Neste ano mesmo, eu ia fazer uma viagem e olhei as datas antes de marcar. Vou dia 13, uma semana depois”, riu.

O assessor administrativo Raoni Ferreira, 30, também é um apaixonado pelo Carnaval. Até agora, ele vai para cinco blocos e para todos os dias de pré-Carnaval. “Vou para Fuzuê, Furdunço, Pipoco, Sérgio Bezerra, e os blocos já estão comprados! Estou começando a pensar na alimentação e na suplementação de vitaminas para aguentar a maratona”, contou.

Ele já está equipado: comprou vários “shortinhos”, como define, para combinar com os abadás. Tarefa que, segundo ele, é “super difícil”. A ida dele para o pré-Carnaval não é nova. “Há 10, 15 anos, quando tinha o Farol Folia, eu já ia. Acho essa ideia incrível”, disse ele, que vai há 15 anos para o circuito e considera a festa a favorita do ano.

Ordem Fuzuê (sábado a partir das16h): Bike Fuzuê Banda da Guarda Municipal Tio Paulinho Stripulia Coral Cant@art Oficina de Frevos e Dobrados Quabales Cia de Danças e Folguedos Terno de Reis Rosa Menina As Ganhadeiras de Itapuã Fanfarra Canelight Tudo X Transforma Grupo Malcolm X Mascarados de Maragojipe Chegança dos Marujos Fragata Brasileira Barquinha de Bom Jesus dos Pobres Grupo Cultural Mandu Caretas Tradicional de Acupe Grupo Folclórico Zambiapunga Grupo de Mascarados de Maragojipe – Maralegia Caretas de Cairú Paroano Sai Milhó Valter Queiroz Fanfarra.bbg Afoxé Korin Nagô Só Samba de Roda Escola de Samba Unidos de Itapuã Pierrot Tradição Plataforma Axé Dadá  Capoeira Mangangá Insaba Maza  Gravata Doida Amigos do Babá Grupo Fuzuê Junino Bejuzeiras de Areia Branca Aldeia Coletivo Cênico Banda Big Show Arraiá das Marias Fanfarra Santa Barbara 

Ordem Furdunço (domingo a partir das 15h): Rixô Elétrico Paulo DJ Gira Ingonça Andarilho Elétrico Bike Axé Mamah Soares Bike da Alegria Sylvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro Espaço Musical Forró do tico* Jau* Armandinho* Maira Lins e o Boteco Elétrico Micro Trio Ivan Huol Flor Serena – Rural Elétrica Grupo Marana Dj Parente e Dj sucesso Ton DNA Dodô Primos Elétricos Faustão e os Mongas Vitrola Baiana Eletric Team Mudei de Nome* Quabales Forró Massapê Geovana Costa Forró Zé Baratino Duas Medidas* Fit Dance* Os Informais Samba de Farofa Banda Cativeiro Gerônimo* Adriano Rezende Mambolada A Mulherada Mammá Di Souza Trio Bahia Bass - TeleFunkSoul e Convidados Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas Solares* Deni Denan* Trio do Reggae Shantay Furdance Colher de Pau* Filhos de Jorge* Daniel Vieira* Attooxxà*