Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2022 às 06:00
Já imaginou ter uma geladeira tão automatizada ao ponto dela saber o que está em falta e enviar ao mercado uma lista de compras específica para sua casa? A realidade parece distante, mas para quem acompanha de perto os investimentos tecnológicos no setor varejista, não é tão absurda assim. As soluções de tecnologia pensadas para o setor de alimentos foram alavancadas na pandemia e serão tema da 11º edição da SuperBahia - Feira e Convenções Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, que começa nessa terça-feira (12) e vai até quinta-feira (14), no Centro de Convenções de Salvador. >
As restrições de circulação impostas pela pandemia nos últimos dois anos fizeram parte de um momento histórico e ajudaram a modificar a forma como nos relacionamos com o mundo. Com o isolamento social, as pessoas passaram a optar cada vez mais por compras online e solucionar problemas de diversos tipos através da internet. É de olho nessa tendência que empresários do setor de alimentos investem em produtos que facilitam a experiência de consumidores e o trabalho de lojistas. >
O grupo São Roque, rede de atacado e distribuidora com sede em Feira de Santana, por exemplo, lançou a plataforma de e-commerce Abastex, que tem como objetivo abastecer pequenos comércios de bairro até supermercados mais robustos. “Estamos oferecendo uma solução para o mercado atendendo o lojista. O cliente vai entrar na plataforma, encontrar todos cinco mil produtos e fazer seu pedido por ali. Recebemos esse pedido via plataforma e entregamos no dia seguinte”, explica Cássio Magno Rios, diretor comercial do grupo.>
Para ele, com os clientes fazendo compras dentro de casa através dos aplicativos de celular, os supermercados precisam se tornar mais atrativos para chamar a atenção dos consumidores. “Hoje a tecnologia cresce de forma escalada e são mais de 200 startups desenvolvendo produtos específicos para facilitar a vida do varejista em todos os setores”, diz. Pedidos acima de R$ 300 serão aceitos pela plataforma de e-commerce, o que, segundo Rios, vai ajudar os donos de pequenos negócios de toda a Bahia.>
O grupo São Roque vai fazer o lançamento oficial da Abastex durante a edição da SuperBahia. Além de palestras sobre inovações tecnológicas no setor, a feira terá mais de 100 expositores e a expectativa é que sejam gerados R$ 300 milhões em negócios. O tema da 11º edição do evento é “Conheça o Varejo do Futuro” e uma das novidades que deve chamar atenção lá é um robô-drone. O aparelho possui um sistema capaz de identificar os produtos com maior saída das prateleiras e permitir a reposição mais rápida nos supermercados. >
“O tema escolhido diz respeito às novidades tecnológicas, que já estão muito presentes no dia a dia principalmente dos consumidores. Hoje, o varejo tem se tornado muito online e o setor de alimentos vem acompanhando essa tendência”, afirma Mauro Rocha, superintendente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), organizadora do evento, que é voltado para fornecedores, distribuidores e empresários do setor de alimentos. >
Mudança de hábito dos consumidores Softwares de Inteligência Artificial capazes de realizar análise do comportamento de compras para personalizar o marketing com promoções específicas também serão tema da feira. Mas no cenário de inflação em que o país está inserido, não é preciso de tecnologia para perceber que os consumidores têm mudado seu formato de compras para economizar. >
“A gente percebe que a população mudou seu padrão de consumo. As pessoas estão migrando para produtos mais baratos e diminuindo a quantidade de produtos consumidos. Até as embalagens de certos produtos diminuíram para conseguir vender mais barato e não repassar aumento de preços”, explica Cássio Magno Rios. >
Questões externas, como a guerra entre Ucrânia e Rússia e a alta do dólar, acabam impactando no preço dos alimentos no país. Em junho, a inflação da Região Metropolitana de Salvador teve a maior alta para o mês em 27 anos, de 1,24%. Foi o índice mais elevado do país. >
“O poder de consumo da população caiu e foi corroído pela inflação. Por isso as pessoas estão escolhendo mais as marcas que vão consumir porque isso gera um peso no orçamento doméstico. Hoje o consumidor faz uma pesquisa mais apurada e visita mais lojas, para saber em qual lugar terá a melhor oferta" diz Mauro Rocha, da Abase. >
Caminhão 100% elétrico será colocado à venda pela primeira vez na Bahia Inovações tecnológicas nos dias atuais dificilmente deixam de lado a preocupação com a sustentabilidade e prova disso é uma novidade que será colocada à venda pela primeira vez no estado durante a feira SuperBahia. O produto é um caminhão totalmente elétrico, ou seja, não emite gás carbônico. O veículo foi desenvolvido, testado e fabricado no Brasil.>
“O Volkswagen e-Delivery foi produzido para ser utilizado nas cidades porque faz uso de regeneração de energia através da frenagem. O veículo dentro da cidade está mais sujeito a paradas e na medida em que ele freia, regenera energia para as baterias para que possa atingir os pontos máximos de autonomia prevista”, explica Marcelo Cruz, diretor comercial da Concessionária Bravo Caminhões e Ônibus. >
A depender do modelo do caminhão, o veículo pode percorrer 110 ou 250 quilômetros a cada carga de bateria e custa a partir de R$ 750 mil. Marcelo Cruz está confiante de que a nova tecnologia vai ser abraçada pelo mercado em pouco tempo, mas admite que ainda existem entraves para que os caminhões elétricos passem a ser usados no cotidiano de cidades como Salvador.>
Sabe-se que em um mundo capitalista, tempo é dinheiro. Por isso, a demora de até oito horas para que os veículos elétricos sejam carregados por completo é um dos empecilhos. “É preciso criar uma estrutura de energia adequada para que esse veículo possa ser abastecido e o tempo de abastecimento das baterias também é um dificultador. Mas, de um modo geral, muitas empresas estão se mobilizando para isso”, diz Marcelo Cruz. >
Serviço: O quê: 11ª edição SuperBahia - Feira e Convenções Baiana de Supermercados, Atacados e DistribuidoresQuando: De 12 a 14 de julhoOnde: Centro de Convenções de Salvador, Boca do RioInscrições: www.abase-ba.org.br ou pelo telefone (71) 3444-2888>
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro.>