Veículos vêm de outras cidades para fazer Uber em Salvador no Carnaval

Superintendente da autarquia, Fabrizzio Muller, pede que as pessoas devem ficar atentas

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 4 de março de 2019 às 14:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Veículos com placas de outras cidades da Bahia vieram a Salvador para fazer transporte particular durante o Carnaval. Alguns usam adesivos de aplicativos, como Uber, 99 e ItMov, enquanto outros simplesmente estão com nomes dos apps escritos à mão. 

A constatação é da Transalvador, que tem alertado foliões que usam o serviço de aplicativos. O superintendente da autarquia, Fabrizzio Muller, afirma que as pessoas devem ficar atentas. "É importante as pessoas ficarem atentas e, se forem utilizar, usem pelo aplicativo, porque é garantia de que aqueles veículos estão cadastrados em algum lugar. Porque se a pessoa para negociar de boca é um risco. Você não sabe quem é aquele motorista", afirma. 

Muller contou que o órgão identificou placas de cidades da região metropolitana de Salvador, de Cachoeira e até de Petrolina. "Alguns com adesivos dos aplicativos ou com marcas feitas a mão mesmo", diz. 

Como o serviço ainda não está regulamentado, a Transalvador não consegue ter controle. "Como não é regulamentado, não conseguimos controlar quem é e quem não é. Outra questão é que eles param em qualquer lugar sem nenhum tipo de bom senso e acabam às vezes provocando congestionamento", conta. 

O advento dos aplicativos, embora traga riscos como o afirmado por Muller, melhorou o trânsito. Isso porque a autarquia percebeu uma redução significativa do número de pessoas que vão aos circuitos em seus carros próprios. "As pessoas estão usando mais meios alternativos, como os veículos por aplicativos, o que por um lado é muito bom, mas por outro traz algumas complicações, como o aumento de fluxo nos acessos da festa, porque esses veículos vão e voltam várias vezes", avalia o superintendente.