Veja a programação da festa de Iemanjá, que acontece no sábado

Festejos já começam na véspera, com abertura do caramanchão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 16:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Um dos destaques do começo de ano em Salvador, a Festa de Iemanjá este ano acontece num final de semana - no sábado (2). A programação, contudo, dá a largada na véspera. Às 7h de sexta (1º), acontece a abertura do caramanchão, onde ficam os presentes, ao lado da Colônia de Pescadores no Rio Vermelho.

No sábado, antes das homenagens a Iemanja, os devotos saúdam Oxum, orixá das águas doces, a partir de 2h30 no Dique do Tororó. Às 5h acontece uma alvorada de fogos de artifício, que a marca a chegada do presente principal ao Rio Vermelho. Depois já começa uma fila para entrega de presentes.

A procissão para entrega do presente no mar e das 600 balaios com oferendas de devotos acontece às 15h30. O encerramento da festa de devoção será às 18h, mas as celebrações seguem noite adentro. Ao longo do dia, manifestações culturais como rodas de capoeira e samba de roda acontecem pelo Rio Vermelho.

Proibições Trinta e cinco agentes da  Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) atuarão na fiscalização do evento, de 20h de sexta até 22h de sábado.

Durante a festa, não será permitido nenhum tipo de faixa, placa, banner ou balão alusivos a marcas ou a políticos, no trecho que vai do Largo da Mariquita à praia da Paciência. Só são permitidas manifestações sociais, culturais ou artísticas, desde que não sejam afixadas em postes ou em qualquer outro imobiliário urbano. 

Campanhas de conscientização pedem que os devotos lembrem do meio ambiente. Para quem quer entregar uma oferenda, a recomendação é de que sejam usados materiais biodegradáveis, como flores naturais e despejar perfume sem atirar o frasco no mar.