Veja os 10 lugares imperdíveis para quem visita Salvador

Confira também o que fazer se você for ao Pelô

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Se você anda pelos pontos turísticos de Salvador, sabe que a cidade está cheia de visitantes neste Verão e espera receber 3,7 milhões de pessoas a passeio até março deste ano. Se você faz parte deste grupo ou simplesmente quer visitar os locais que mais bombam, é só ficar ligado.

Uma lista com os 10 lugares mais bem avaliados de Salvador foi divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Programa de Otimização de Performance (POP), que monitora hotéis e pontos turísticos da cidade a partir de resenhas de visitantes publicadas em plataformas digitais, desde 2017 (veja abaixo).

Dados do Ministério do Turismo comprovam que a cidade é a única do Nordeste entre os 10 destinos mais visitados do Brasil. Em toda Bahia, a estimativa do Governo do Estado é receber seis milhões de turistas. De acordo com o Ministério do Turismo, em 2017, 5,8% dos visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil visitaram Salvador. A capital baiana ocupa a sétima posição, atrás de Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Armação de Búzios (RJ) e Bombinhas (SC). Completam a lista Balneário Camboriú (SC), Itapema (SC), e Angra dos Reis (RJ).

Ainda segundo o Ministério do Turismo, a expectativa para as férias de 2019 é que São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais sejam os estados mais procurados pelos visitantes estrangeiros. Haverá aumento de visitantes também no Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco e Goiás.

A maioria dos turistas que visitam Salvador vem da Argentina, Chile, Estados Unidos, Alemanha, França, Uruguai, Itália, Paraguai, Portugal e Espanha. 

Leia também: Experimente outra Salvador: conheça lugares além do óbvio

As principais motivações de quem vem de fora ao visitar Salvador são sol e praia. Outras qualidades citadas são a natureza, ecoturismo ou aventura; cultura; esportes; diversão noturna; e lazer relacionado a grandes eventos.

Homens são maioria (51,6%) e eles costumam viajar sozinhos. Segundo o Ministério, 31,5% dos estrangeiros que visitam Salvador vêm sem companhia. Casal sem filhos representam 27,8%, com família (25,4%) e com amigos (11,8%).

Paixão Turista de Barreiras e conhecedora da cidade há muitos verões, a auditora fiscal Magnólia Rodrigues, que estava no Pelourinho nesta quarta-feira (23), contou que é apaixonada pela capital e, sempre que tem uma oportunidade, dá uma passadinha por aqui. Desta vez, ela ficou na casa de amigos e, logo depois de fazer uma fotinha com a baiana Silvia Bitencourt, a auditora contou que percebeu a cidade mais cheia. Ao que tudo indica, Salvador tem um pouquinho de coração de mãe: sempre cabe mais um.

A Secult destacou que o POP não monitora Igrejas, mas que a pasta reconhece que a Igreja do Senhor do Bonfim / Colina Sagrada é um dos pontos mais visitados da cidade, devido à história e a religiosidade baiana, reconhecidas internacionalmente.

[[galeria]]

Veja lista dos lugares mais bem avaliados:

1- Elevador Lacerda e Centro Histórico (destaque para o Pelourinho); 2- Mercado Modelo; 3- Farol da Barra; 4- Morro do Cristo; 5- Casa do Rio Vermelho - Memorial Jorge Amado e Zélia Gattai; 6- Fortes Santa Maria e São Diogo; 7- Ilha dos Frades; 8- Casa do Carnaval; 9- Farol de Itapuã; 10- Ponta de Humaitá.

O que fazer no Pelô?

Praças e Largos Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Cruz Caída, Praça Municipal.Prédios famosos Escola de Medicina, Câmara Municipal, Elevador Lacerda, Mercado Modelo (na descida do Elevador) e Forte de Santo Antônio (Carmo).Igrejas Igreja de São Francisco, Catedral Basílica (recém-restaurada), Igreja e Museu da Misericórdia, Conceição da Praia, Rosário dos Pretos e Igreja do Carmo.Lazer Fundação Casa de Jorge Amado, Casa do Benin, Museu da Gastronomia, Restaurante Senac, Balé Folclórico, Terça da Bênção, Casa do Carnaval, Museu Afro-Brasileiro, Olodum.