Veja quais serviços estão autorizados a funcionar nesta semana

coronavírus
29.03.2021, 05:10:00
Comércio de rua será reaberto no dia 5 de abril (Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO)

Veja quais serviços estão autorizados a funcionar nesta semana

Prefeitura restringiu algumas atividades para reduzir a transmissão do coronavírus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

As medidas mais restritivas anunciadas pela prefeitura na semana passada entraram em vigor nesta segunda-feira (29). O objetivo da ação é frear o avanço do contágio do novo coronavírus, e reduzir a taxa de ocupação dos leitos de UTI e a fila da regulação. A restrição vale até às 5h do dia 5 de abril, quando segmentos considerados não essenciais, como shoppings, bares e restaurantes também poderão retomar as atividades.

Para orientar a população, a prefeitura divulgou a lista dos serviços que podem funcionar. São 17 áreas. Quem está pensando em sair de casa para fazer compras precisa conferir se o setor que pretende visitar está liberado para funcionar durante essa semana (veja lista abaixo).

O horário de funcionamento de cada segmento não mudou, mas é preciso lembrar que um decreto estadual determinou toque de recolher a partir das 18h até o dia 5 de abril. Nesse período, a circulação de pessoas entre 18h e 5h está proibida, exceto em casos de deslocamento por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência. Apenas o delivery tem autorização para funcionar até às 24h.

A prefeitura vai decidir ainda essa semana se vai autorizar a reabertura das praias. A decisão vai levar em consideração os mesmos números da pandemia, ou seja, taxa de ocupação dos leitos de UTI e o tamanho da fila da regulação. Quando essas medidas foram anunciadas, na sexta-feira (26), 21 pessoas aguardavam por uma transferência – menor número das últimas semanas –, mas 86% dos leitos estavam ocupados.

Confira o que pode funcionar na Semana Santa:

  1. Supermercados, panificadoras, delicatessens e açougues;
  2. Farmácias e drogarias;
  3. Agências bancárias e lotéricas;
  4. Serviços públicos considerados essenciais;
  5. Serviços de delivery e de retirada no local (take away) desde que mantidas as portas fechadas ao público;
  6. Hospital dia e serviços de saúde (exceto atendimentos eletivos em clínicas odontológicas e dermatológicas);
  7. Serviços de imagem radiológica;
  8. Atendimentos de tratamentos contínuos, a exemplo de oncologia, hemoterapia e hemodiálise;
  9. Laboratório de análises clínicas;
  10. Estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares;
  11. Clínicas veterinárias e pets shops (exceto serviços de banho e tosa, que só poderão ser realizados através de delivery);
  12. Postos de combustíveis;
  13.  Centrais de telecomunicações (call centers) que operam em regime de 24h;
  14. Correios e empresas de encomendas e mercadorias;
  15. Cemitérios e serviços funerários;
  16. Cartórios de registros das pessoas naturais;
  17. Atividade industrial (exceto construção civil);

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas