Veja quais serviços estão autorizados a funcionar nesta semana

Prefeitura restringiu algumas atividades para reduzir a transmissão do coronavírus

Publicado em 29 de março de 2021 às 05:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO

As medidas mais restritivas anunciadas pela prefeitura na semana passada entraram em vigor nesta segunda-feira (29). O objetivo da ação é frear o avanço do contágio do novo coronavírus, e reduzir a taxa de ocupação dos leitos de UTI e a fila da regulação. A restrição vale até às 5h do dia 5 de abril, quando segmentos considerados não essenciais, como shoppings, bares e restaurantes também poderão retomar as atividades.

Para orientar a população, a prefeitura divulgou a lista dos serviços que podem funcionar. São 17 áreas. Quem está pensando em sair de casa para fazer compras precisa conferir se o setor que pretende visitar está liberado para funcionar durante essa semana (veja lista abaixo).

O horário de funcionamento de cada segmento não mudou, mas é preciso lembrar que um decreto estadual determinou toque de recolher a partir das 18h até o dia 5 de abril. Nesse período, a circulação de pessoas entre 18h e 5h está proibida, exceto em casos de deslocamento por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência. Apenas o delivery tem autorização para funcionar até às 24h.

A prefeitura vai decidir ainda essa semana se vai autorizar a reabertura das praias. A decisão vai levar em consideração os mesmos números da pandemia, ou seja, taxa de ocupação dos leitos de UTI e o tamanho da fila da regulação. Quando essas medidas foram anunciadas, na sexta-feira (26), 21 pessoas aguardavam por uma transferência – menor número das últimas semanas –, mas 86% dos leitos estavam ocupados.

Confira o que pode funcionar na Semana Santa:Supermercados, panificadoras, delicatessens e açougues; Farmácias e drogarias; Agências bancárias e lotéricas; Serviços públicos considerados essenciais; Serviços de delivery e de retirada no local (take away) desde que mantidas as portas fechadas ao público; Hospital dia e serviços de saúde (exceto atendimentos eletivos em clínicas odontológicas e dermatológicas); Serviços de imagem radiológica; Atendimentos de tratamentos contínuos, a exemplo de oncologia, hemoterapia e hemodiálise; Laboratório de análises clínicas; Estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares; Clínicas veterinárias e pets shops (exceto serviços de banho e tosa, que só poderão ser realizados através de delivery); Postos de combustíveis;  Centrais de telecomunicações (call centers) que operam em regime de 24h; Correios e empresas de encomendas e mercadorias; Cemitérios e serviços funerários; Cartórios de registros das pessoas naturais; Atividade industrial (exceto construção civil);