Vencedores do Prêmio Caymmi de Música celebram conquista

"A música baiana foi a grande vencedora", declara um dos contemplados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 14:50

- Atualizado há um ano

Orkestra Rumpilezz tocou Canto Pra Nanã, com coreografia do Balé Folclórico da Bahia (Foto: Betto Jr)Receber um prêmio que leva a grandeza do nome de Caymmi é privilégio de poucos. No último dia de abril deste ano, no Teatro Castro Alves, novos nomes da música baiana receberam o troféu, que dá o tom do que tem sido produzido pelos artistas baianos.

Alguns indicados são desconhecidos do grande público, muitos já vivem da música e possuem reconhecimento pela qualidade do que produzem. "Vivo exclusivamente da música e seus desdobramentos. Seja como músico, arranjador, produtor musical", conta Paulo Mutti, 32, vencedor da premiação na categoria "Melhor arranjo", com a canção "Odisséia Baiana", de Filipe Lorenzo, que também recebeu o prêmio na categoria "Melhor canção". Eric Assmar recebe o prêmio das mãos de Armandinho (Foto: Helena Castro)No caso do Eric Assmar, 27, contemplado com o troféu de melhor instrumentista, o evento presenteou os muitos anos de dedicação. Integrante de uma banda que leva seu nome, Eric Assmar Trio, ele destaca que a parceria com o pai foi um dos importantes fatores para o lançamento do primeiro álbum.

"Lançamos um disco totalmente independente em 2012. Realizamos um sonho". Sobre a conquista, ele diz: "É a coroação de um imenso esforço e certamente será a chave para a pré-produção do segundo disco. Gerou uma repercussão muito grande e obter esse reconhecimento me deixa muito feliz".

Indicado para duas categorias - "Melhor banda" e "Revelação" -, o Grupo Pirombeira ainda não lançou seu álbum, mas, se depender do público, os dias estão contados. Fundado em 2010, já se apresentaram em Lauro de Freitas, Cachoeira, Juazeiro, entre vários outros locais em Salvador. "Não esperávamos (a indicação), mas ficamos radiantes pela valorização de nosso trabalho", diz Ian Cardoso, guitarrista da banda.

O Prêmio Caymmi de Música fortaleceu e premiou produtores e artistas do cenário musical baiano e é visto como um incentivo para novas criações dos artistas da terra. "Foi maravilhoso, nos dá energia e confiança no que está sendo feito. Reforça a certeza de que estamos no caminho certo", afirma Ian, sobre o prêmio de melhor banda recebido pelo Grupo Pirombeira.

"É fantástico esse reconhecimento. Não esperava estar entre pessoas que admiro tanto. Estou honrado em ganhar esse prêmio que leva o nome de Caymmi, pois foi fruto de um trabalho feito com muito critério, genuíno. Na verdade, a música baiana foi a grande vencedora", declara Mutti.

Premiados

Categoria Show: Tuzé de Abreu (melhor show); I.F.Á. Afrobeat (revelação); Jenner Salgado (produção de Ganhadeiras de Itapuã); Caji, designer de som (destaque técnico); Mateus Dantas (direção musical de Tuzé de Abreu); Jarbas Bittencourt (direção artística de Tainah); Eric Assmar (instrumentista); Tito Bahiense (intérprete masculino); Larissa Luz (intérprete feminino); Pirombeira (banda/grupo/orquestra). 

Categoria Música: Odisseia Baiana, interpreta por Filipe Lorenzo e composta por Davi Correia e Thiago Lobão (canção); Noite Cinza, Dia Anil, interpretada por Casa Verde e composta por Daniel Neto (música instrumental); Axé/ Ênio (produção); Paulo Mutti/ Odisseia Baiana (arranjo); Beto Martins/ Rio das Contas (intérprete instrumental); Bruna Barreto/ Lily Braun (intérprete vocal);

Categoria Videoclipe: A Filha de Calmon/ Mamá Soares & Coletivo Di Tambor (videoclipe); Max Gaggino (direção de A Filha de Calmon, com Mamá Soares & Coletivo Di Tambor); Victor Marinho (fotografia de As Nuvens, com Nana); Edson Bastos (produção de O Quintal, com Ayam Ubráis Barco); Rodrigo Luna e Pedro Perazzo (roteiro de Toco Y Me Voy, com Toco Y Me Voy). 

Categoria Voto Popular: Ondas/ Bruno Masi, de Bruno Masi e Mariana Paiva (música); Lua Nova/ Laila Rosa, de Laila Rosa (música instrumental); Além Mar, da banda Semivelhos, direção de Ricardo Spencer (videoclipe).