Venda de carros novos na Bahia cresce 30,1%

salvador
04.11.2017, 05:06:00
Setembro foi o primeiro mês que vendas de veículos apresentam resultados positivos em 4 anos (Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO)

Venda de carros novos na Bahia cresce 30,1%

Segundo levantamento da B3, o resultado é o melhor do setor desde abril de 2013

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O setor automotivo baiano já comemora o reaquecimento nas vendas. O financiamento de carros novos no estado em setembro aumentou em 30,1% – o melhor resultado desde abril de 2013, quando chegou a 33,6%. Os dados são de um levantamento exclusivo feito pela Brasil Bolsa Balcão (B3) para o CORREIO, que aponta também um crescimento em todo o mercado do Nordeste, que no mesmo período teve alta de 32,3%.  

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmam os sinais de retomada. Com base nos emplacamentos de veículos registrados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no mês de outubro, as vendas de automóveis somaram,  3,6 mil unidades, o que representa crescimento de  15,15%, em comparação ao mesmo período de 2016. Com relação a setembro (3,5 mil unidades), o resultado aponta uma leve alta de 3,65% na Bahia.

Leia também: Ano velho, carro novo: CORREIO lista 15 opções de veículos em oferta

No acumulado do ano, o saldo do estado ainda é negativo. Foram vendidas 36,2 mil unidades, o que representa uma queda de 3,37%. Entre os cinco modelos mais emplacados no país, estão GM Onix, Ford Ka, Hyundai HB20, VW Gol e o GM Prisma. Para o diretor regional da Fenabrave-BA, Raimundo Valeriano Santana, apesar de tímida, a retomada tem estimulado os revendedores e as montadoras a oferecer ofertas com preços ainda mais competitivos.

“Cada marca já começa a se mobilizar e inventar novidades para atrair esse consumidor. Os atrativos são os mais variados desde descontos, condições especiais de financiamento até outros bônus”, destaca ele, que antecipa a data do Combate das Marcas, no próximo mês. “Entre os dias 16 a 18 de dezembro, vamos promover mais uma edição do evento no estacionamento do Shopping Bela Vista”, completa.

A expectativa do setor é que outubro tenha sido o primeiro mês positivo de uma série, aponta o presidente nacional da entidade, Alarico Assumpção Júnior. “Este é o primeiro mês em que observamos resultados positivos, o que nos mostra uma evidente tendência de recuperação”.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas