Vestibular On-line traz vantagens para instituições e alunos

Ferramentas digitais otimizam tempo, custos, dentre outras vantagens

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 3 de abril de 2020 às 19:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Segurança e comodidade são o que as ferramentas digitais proporcionam à Educação, para que aulas remotas ocorram, bem como haja a colaboração no ensino-aprendizagem e até realização de vestibulares fora do espaço pedagógico. Assim como já acontece na telemedicina e no streaming, o meio digital otimiza de tempo e deslocamento, reduz custos, aumenta a capacidade de atendimento, dentre outras vantagens. 

Essa transição do presencial para o digital pode ser percebida sob diversas formas, as quais o vestibular on-line já é realidade e facilita a comunicação entre instituição de ensino e aluno. A possibilidade de fazer processo seletivo por provas on-line vem sendo uma experiência positiva para André Fontoura, gestor comercial do Senac - RS.

“Fazemos processos seletivos pelo Vestibular Online há mais de 3 anos. Antes, as provas eram realizadas nos laboratórios da instituição, agora, vamos possibilitar que o candidato possa fazer a prova de casa”, comenta Fontoura, que ressalta como o uso da plataforma traz vários benefícios: “não precisa de uma equipe, o retorno é mais ágil e seguro, ainda mais agora com o cenário da pandemia do coronavírus”.

Buscando oferecer mais comodidade para os alunos, Juliano Nery, diretor de Comunicação e Marketing da Rede de Ensino Doctum, encontrou na plataforma Vestibular Online a solução para trazer mais agilidade na comunicação e na matrícula. Assim, o processo seletivo da instituição é virtual em mais de 30 cidades e o resultado sai em até duas horas. “Acho que essa é uma alternativa que dá mais comodidade ao candidato, que pode fazer a prova onde estiver. Também permite agilidade na correção das provas e na entrega do resultado. Além disso, o processo é totalmente antifraude. A gente confia na seriedade do Vestibular Online”, comenta o diretor.

A reinvenção do vestibular O vestibular on-line é apontado por gestores da área educacional como solução para as instituições de ensino se reinventarem, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus, por oferecer facilidade e comodidade na aplicação de processos seletivos.

Dessa forma, a prova pode ser feita pelos candidatos de onde eles estiverem. “Neste momento, a maior vantagem é permitir que a instituição não pare a sua captação e o candidato tenha a flexibilidade de poder fazer a prova de onde estiver”, afirma Joyce Guedes, diretora do Vestibular Online.

No mesmo caminho de substituição da aplicação de provas presenciais para digitais, neste ano, os estudantes de todo o Brasil farão, pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio na versão remota, o Enem Digital. A implantação será gradativa e visa substituir, até 2026, a tradicional prova em papel. Com isso, o Ministério da Educação (MEC) estima ter vantagens como a economia em papel, redução do risco de fraude, adaptação ao Novo Ensino Médio, aumento da interatividade e possibilidade de aplicação das provas em mais municípios.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil