Vídeo: médicos e pacientes se divertem com desafio da 'pisadinha' em Feira de Santana

Postagem já tem 17 milhões visualizações no Facebook

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 17:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Encarar uma rotina de horas sentado em uma cadeira de ambulatório, por três ou quatro dias da semana, não é nada fácil para quem faz hemodiálise. Para tentar tornar essa luta um pouco mais fácil, a equipe da Clínica Senhor do Bonfim (CSB), em Feira de Santana, resolveu apostar em brincadeira e muita dança. 

Em um vídeo realizado na unidade que atende convênios - o CSB também recebe pacientes pelo Sistema único de Saúde (SUS) em outro prédio - que viralizou na internet, médicos, enfermeiros e pacientes se divertem e dançam ao som da música Guitarrinha (Solta a Pisadinha), música que faz sucesso nas redes sociais pela coreografia coletiva. A ideia surgiu após o Hospital do Rim, em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, fazer uma gravação no mesmo estilo.

“Nós vimos nas redes sociais um desafio no Nordeste dessa pisadinha e os pacientes gostaram. Eles sugeriram que a gente fizesse e nós acatamos. Eles passam muitas horas na máquina de hemodiálise, então a gente também quis trabalhar esse tempo ocioso, trazer alegria para eles. É humanização, é bom para amenizar o psicológico deles. Ficamos muito surpresos com a repercussão nas redes sociais”, conta Juliana Borges, assistente social do setor de hemodiálise do CSB.

O vídeo foi gravado na quinta-feira passada (1º) e já chegou a 121 mil visualizações no perfil oficial da clínica no Facebook. Um outro internauta, desconhecido pela equipe da clínica, também compartilhou o vídeo e, até a tarde desta segunda-feira (5), já eram 17 milhões de visualizações, além de 372 mil compartilhamentos e 15 mil comentários. Usuários de países como Espanha, Itália e Arábia Saudita comentaram no perfil.

A hemodiálise é rotina para a blogueira Camila Carvalho Coelho, 25, desde os 7 anos. Ela conta que esse tipo de ação ajuda no emocional durante o tratamento.“Faço hemodiálise há 18 anos e foi muito bom. Aqui tem tantas pessoas que enfrentam esse problema e chegam aqui sem alegria nenhuma, sabe? Isso dá um ânimo”, conta.A paciente, que sofre de refluxo vesicoureteral - condição anormal onde a urina, que vem dos rins e segue pelos ureteres até a bexiga, retorna para os ureteres -, se submete ao procedimento quatro vezes na semana, durante três horas.  Camila já passou por dois transplantes e segue na luta (Foto: Acervo Pessoal) “Já fiz dois transplantes que não deram certo e estou na luta de novo. É difícil, mas não pode desanimar. Venho toda maquiada, me arrumo e procuro sempre motivar outras pessoas, porque isso é muito importante em qualquer tratamento. Precisamos de amor, de carinho”, explica ela, que escreve um diário sobre a doença no blog Cara de Hoje. 

Ela passou pelo primeiro transplante aos 13 anos, no Hospital Português, em Salvador, mas sua imunidade baixou e o rim parou de funcionar. O segundo foi no ano passado, no Hospital Samaritano, em São Paulo, mas uma trombose durante a cirurgia prejudicou a adaptação do órgão.