Vinho baiano chega ao mercado nacional após quase 2 anos de espera

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Testardi Syrah, elaborado no município de Casa Nova  (foto de Kaio César/divulgação)

Chegou ao mercado em agosto a nova safra do Testardi Syrah, elaborado no município de Casa Nova (BA). Assinado pela Vinícola Terranova/Grupo Miolo, o vinho baiano já chega poderoso: ganhou medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2018 – realizado em junho deste ano.

Segundo Rodrigo Fabian, um dos enólogos empresa, são produzidas apenas 6 mil garrafas por vintage. “Ficamos 18 meses sem o Testardi no mercado porque, além de termos vendido todas as unidades em 2016, no ano seguinte não alcançamos, nas uvas, a qualidade necessária à produção deste rótulo”, conta.

Envelhecido em barricas de carvalho francês durante 12 meses, a bebida é considerada a mais nobre do terroir ‘Vale do São Francisco’. No olfato, desenvolve aromas adocicados de frutas maduras e de especiarias, como gengibre e noz moscada. Preço sugerido: R$ 169.

Em tempo: o termo italiano “Testardi” significa teimoso, remetendo à obstinação e persistência desta casta cultivada em pleno semiárido brasileiro.

Microlote

Da mesma uva e vinícola baiana, foram lançadas no mesmo mês as 6.049 garrafas do Miolo Single Vineyard Syrah 2017. Trazendo o conceito de “microlote”, mais comum ao universo dos cafés especiais, seu rótulo traz informações precisas do território de onde as frutas foram colhidas. Mais precisamente, dos 1,4 hectares do Vinhedo do Mandacaru, Quadra 14, Parcela A.

Segundo o enólogo da empresa, Adriano Miolo, a bebida possui estágio de 12 meses em barricas carvalho francês e é elaborada com uvas de colheita manual e seletiva, retiradas durante o primeiro semestre no Vale do São Francisco. A região produz duas safras por ano, e acordo com especialistas, esta é a que resulta em frutas com melhores qualidades enológicas.

A bebida faz parte da linha Single Vineyard – com foco em restaurantes, wine bars, delis e casas especializadas – e que contém outros três produtos: Riesling Johannisberg (Campanha Central -RS), Touriga Nacional (Campanha Meridional - RS) e Pinot Noir (Campanha Meridional – RS).

Harmonização

Tanto o Testardi 2016 quando o Single Vineyard Syrah 2017 são perfeitos para consumo com cortes nobres de carne bovina e caprina, temperadas só com sal. Ensopados destas mesmas proteínas, como buchada de bode ou preparos de panela, bem como carne de sol e carne de porco, também caem bem. Devido à potência de ambos, acompanham bem até mesmo uma picanha ou feijoada. Serviço: 16º e 18ºC.

EM TEMPO:

O Larriquerri lançou sua nova carta de vinhos, assinada pela sommelier Patrícia Penha, na noite desta quarta-feira (12), em evento para a imprensa e comunicadores de Salvador. "Os rótulos foram criteriosamente selecionados, partindo de escolhas acessíveis e dando prioridade a gostos já fidelizados entre os clientes, além de vinhos conceituais que trazem alguma peculiaridade. Tudo alinhado ao conceito do restaurante, liderado com criatividade pela chef Rosa Guerra", explica Patrícia. O Larriquerri fica na Praça Alexandre Fernandes, no bairro do Garcia.