Vítimas de acidente de avião na Bahia têm traumas e queimaduras; criança está entre feridos

Cinco feridos estão internados no Hospital Geral do Estado (HGE)

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 15 de novembro de 2019 às 08:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Tailane Muniz/CORREIO

Cinco dos nove sobreviventes da queda de um avião, na tarde desta quinta-feira (14), na praia de Barra Grande, distrito de Maraú, no Baixo Sul do estado, seguem internadas nesta sexta-feira (15) no Hospital Geral do Estado (HGE). Os feridos têm traumas diversos, além de queimaduras pelo corpo. 

Leia mais: jornalista morta em Maraú era conhecida na alta sociedade paulistana

Eles foram identificados como Eduardo Trajano, 38, Fernando Oliveira Vieira Silva, 26, Marie Cavelan, 27, Eduardo Mussi Ferreira, 33, e Eduardo Brandão, 6. A criança é filha da jornalista Marcela Brandão Elias, 37. 

Outras quatro vítimas estão internadas em outras unidades de saúde da capital. Três delas serão transferidas do Hospital Municipal de Salvador para o HGE ainda nesta sexta.  Outra pessoa está internada no Hospital do Subúrbio. Ao todo, 10 pessoas estavam no bimotor Cessna Aircraft modelo 550. Não há detalhes sobre o estado de saúde de cada uma das vítimas. 

Informações preliminares dão conta de que a aeronave caiu quando se preparava para pousar na pista do resort Kiara Eco-Luxury, por volta das 14h. 

Após a queda, apenas Marcela ficou presa aos destroços. As demais vítimas conseguiram abandonar a aeronave antes que o fogo tomasse força. Ainda assim, foram queimadas. As vítimas foram trazidas até Salvador por helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

Os feridos chegaram a receber os primeiros socorros em postos de saúde de Barra Grande, mas precisaram ser transferidos dada a gravidade das queimaduras.

O Graer foi acionado por volta das 15h30 e chegou em Maraú 40 minutos após o chamado. A unidade utilizou o avião Grand Caravan com aparato médico a bordo, e dois helicópteros para a remoção imediata para unidades hospitalares em Salvador.

O avião pousou no aeroporto de Salvador com quatro vítimas, um helicóptero pousou no hospital municipal de Salvador, com três vítimas e o outro helicóptero no heliponto do Departamento de Polícia Técnica (DPT). "Todas as vítimas em estado grave foram encaminhadas por ambulâncias do Samu para hospitais de Salvador", afirmou a PM, em nota. 

“O deslocamento por via terrestre, estimado em pelo menos 5 horas, elevaria os riscos para as vítimas, por isso o transporte nas aeronaves da Polícia Militar foi fundamental para uma prestação de socorro ágil e segura”, destacou um dos pilotos, o capitão PM Marcel Mutti.

Entre os sobreviventes, também está o ex-piloto da Stock Car, Tuka Rocha, 36 anos.

A aeronave pertence ao empresário José João Abdalla Filho, o 9º homem mais rico do Brasil, que não estava na aeronave.

Investigação Segundo a delegada de Barra Grande, Andréa Oliveira, policiais da Delegacia de Maraú realizaram os levantamentos iniciais sobre a queda da aeronave.

Já a FAB disse que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), irão se deslocar para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave, informou o portal G1.

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados.