Vitória pode se garantir na Série B 2020 no próximo jogo; entenda

e.c. vitória
14.11.2019, 05:00:00
Atualizado: 14.11.2019, 17:17:53
Jogadores do Leão se divertem durante o treino (Letícia Martins/ EC Vitória)

Vitória pode se garantir na Série B 2020 no próximo jogo; entenda

Leão tem 42 pontos e pode se salvar de vez com triunfo, empate ou até derrota; veja combinações

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Vitória tem ótimas chances de se assegurar na Série B do próximo ano. E o melhor: para completar essa missão, depende apenas dele mesmo, em uma matemática que é bem simples. Qual seria? Um triunfo apenas, em três jogos a serem disputados. Só isso e o Leão está garantido na segundona no ano que vem sem depender de outros resultados.

Com 42 pontos atualmente, em 13º lugar, o rubro-negro vai encarar, na sexta-feira (15), o América-MG, às 17h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada. Depois, é a vez de pegar o Operário, na terça-feira (19), às 21h30, em Ponta Grossa-PR. E então, encerra a caminhada perante o Coritiba, no dia 30, às 16h30, no Barradão. Caso vença uma destas partidas restantes, o time acaba com a agonia da Série C ao chegar aos 45 pontos.

Neste cenário, nenhum time alcançaria a pontuação do Vitória. Como o 17º colocado, o Londrina, tem 35 pontos, se ganhar os três jogos seguintes só chegaria ao máximo de 44 e seguiria atrás do Leão. Com um agravante: o clube paranaense acumula cinco derrotas nas últimas cinco rodadas do campeonato.

Há ainda outras possibilidades da permanência do Vitória, que pode já ser consumada mesmo em caso de derrota para o América -MG. Para isso, é necessário que Londrina, Criciúma e Vila Nova não vençam na rodada. Se o Leão empatar em Minas, é preciso que Londrina e Criciúma não ganhem.

O Criciúma jogará também na sexta-feira, contra o líder Bragantino fora de casa, em jogo em que o time paulista só precisa de um empate para ser campeão antecipado. O Londrina entra em campo no sábado, como mandante, diante do Botafogo-SP. E o Vila Nova visita o Sport no domingo.

Leão soberano
Duelos com o América-MG trazem uma notícia boa para o rubro-negro: o Leão é quem tem o melhor retrospecto. Pela Série A do Brasileirão, os times se encontraram oito vezes, com cinco triunfos do Vitória, dois empates e uma conquista do Coelho, em jogos que aconteceram em 1972, 1998, 2000, 2001, 2016 e 2018.

Levando em conta também a extinta Taça de Prata, a Série B e a Copa do Brasil, foram 12 embates entre as duas equipes, com sete triunfos rubro-negros, dois do América e três empates. O último placar igualado, aliás, aconteceu no primeiro turno da Série B de 2019, quando os clubes ficaram no 0x0 no Barradão. 

Apesar de ser superior nos jogos entre os dois, o Vitória precisa ficar de olho no palco do duelo: todos os três triunfos do Coelho em cima do Leão foram como mandante.

Trabalho iniciado
A equipe do Vitória começou, na manhã de quarta-feira (13), as preparações para a partida. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no empate de 2x2 com o CRB, na véspera, realizaram atividades regenerativas. O volante Rodrigo Andrade, que foi substituído no jogo com dor no pé, passou por tratamento no departamento médico. 

O jogador, porém, não é a única preocupação do técnico Geninho, que já tem a certeza que não contará com os laterais Van e Thiago Carleto. O primeiro foi expulso diante do CRB, o segundo tomou o terceiro cartão amarelo e também está suspenso.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas