Vitória só precisa de um empate para se livrar do Z4

Leão visita o Operário terça-feira (19)

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 18 de novembro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Leticia Martins EC Vitoria/Divulgação

O Vitória precisa conquistar somente mais um ponto para se garantir de vez na Série B do Campeonato Brasileiro em 2020. Portanto, um empate contra o Operário é o suficiente para tranquilizar de vez a nação rubro-negra. O Leão visita a equipe paranaense na terça-feira (19), às 21h30, no estádio Germano Krüger, na cidade de Ponta Grossa. 

Com 42 pontos, o Vitória é o 14º colocado do campeonato. Primeiro time dentro da zona de rebaixamento, em 17º lugar, o Londrina tem 36 pontos e o máximo que pode alcançar é a pontuação que o rubro-negro tem atualmente. Se empatar com o Operário, o Leão acaba com essa chance. O rival dessa 37º rodada é o 9º colocado na tabela de classificação, com 49 pontos.  

Para cumprir o objetivo dessa reta final de campeonato, o Vitória precisará que sua defesa se apresente bem diante do Operário. Com 45 gols sofridos, a zaga rubro-negra é a quarta pior desta Série B. Apenas Oeste, Londrina e São Bento, que leveram 46, 49 e 51 tentos, respectivamente, têm estatística pior.       

Apesar dos vacilos ao longo do campeonato, a defesa rubro-negra não deixou passar nada em 10 rodadas. A zaga rubro-negra saiu ilesa nos triunfos contra Brasil de Pelotas (3x0), Vila Nova (2x0), CRB (1x0), Paraná (2x0) e Criciúma (2x0), além dos empates sem gols com Paraná, Atlético-GO, Botafogo, América-MG e o próprio Operário. 

A situação do Vitória tornou-se cômoda a ponto de também ter chance de comemorar o alívio nesta rodada mesmo em caso de derrota para o Operário. Nesse caso, já é suficiente se o Londrina não vencer o São Bento, quinta-feira, em Sorocaba-SP.

Caso o Londrina vença, uma derrota do Figueirense para o CRB na sexta, em Maceió, também livra o Leão. O Figueirense tem 39 pontos, porém com sete vitórias. O rubro-negro não seria mais alcançado porque tem 10 triunfos.