Você quer sair do Brasil? A era dos jovens que desistiram do país

Podcast traz jovens baianos que tentarão uma vida melhor como imigrantes

Publicado em 2 de agosto de 2021 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Querida leitora ou leitor, responda com sinceridade: se você pudesse, deixaria o Brasil e trabalharia em outro país? Acha que teria uma vida melhor em outra nação?Para a maioria dos jovens, essa resposta é muito fácil e automática: sim, sem dúvida, com certeza. Segundo o estudo Atlas das Juventudes, 52% dos brasileiros entre 15 e 29 anos enxergam o Brasil como um local pobre e já não veem mais futuro no país.

A falta de oportunidades é o que mais desmotiva os jovens. Se pudesse, quase metade deles (47%) se mudaria sem nem pensar duas vezes. Não é à toa: 27% deles são 'nem-nem', ou seja, nem trabalham e nem estudam, e 70% têm dificuldade de encontrar emprego.

Os números já dão um contexto para tamanha vontade de fugir do país. O problema é que o Brasil passa por isso justamente quando vive um 'boom' demográfico: temos 50 milhões de jovens e vivemos o pico histórico de juventude na nossa população.Nesse 12º episódio do podcast O Que a Bahia Quer Saber, te convidamos a ouvir histórias de jovens baianos que já estão de viagem marcada. O que esperam da vida lá fora? Por que desistiram do Brasil? Quais as desilusões e o que acham que está errado no país? O que projetam para o futuro? Pretendem voltar um dia?Além disso, ouvimos Mariana Resegue, coordenadora do Atlas das Juventudes, que nos explicou o prejuízo que isso traz. O que podemos esperar de um país que não respeita seus jovens? Onde podemos melhorar para dar mais oportunidades à juventude e não perder pessoas tão valiosas para nações estrangeiras?Na quinta-feira (5), o Estatuto da Juventude completa oito anos. E no dia 12, celebra-se o Dia Internacional da Juventude, data estipulada pela ONU. O que nos leva a debater: quais direitos garantidos a essa população estão sendo violados no país?Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Clique no player para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Para ouvir diretamente no Anchor, clique aqui.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.