Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
A companhia aérea cumpriu exigência e fez o repasse das tarifas previamente
Da Redação
Publicado em 10 de abril de 2019 às 11:06
- Atualizado há um ano
Os voos da Avianca previstos para esta quarta (10) e quinta-feira (11) estão liberados após pagamento das taxas à Vinci Airports, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Salvador. As taxas correspondem a R$ 31,08 por cada passageiro embarcado.
Desde a semana passada, o aeroporto exige que a companhia aérea realize o pagamento da tarifa do aeroporto antecipadamente por conta de uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões em taxas atrasadas. Caso os valores por decolagem não sejam pagos, os voos da Avianca não estariam liberados. A medida começou a valer desde segunda (8).
Após a decisão, a companhia tem informado aos passageiros antecipadamente sobre a situação dos voos através de boletins divulgados na imprensa, em seu site e nas redes sociais.
Voos cancelados Em recuperação judicial desde dezembro do ano passado, a companhia aérea Avianca decidiu encerrar sete voos que tinham Salvador como destino ou partida em abril. Outras capitais do país também serão afetadas com a decisão.
A descontinuidade de algumas rotas vai acontecer em abril, como parte de uma estratégia para evitar a falência da empresa. Rotas como Salvador/Aracaju (SE), Brasília (DF)/ Salvador, Recife (PE)/ Salvador e Petrolina (PE)/ Salvador serão suspensas.
[[saiba_mais]]
Em nota, a assessoria da empresa informou que "está readequando a sua operação e reduziu o tamanho de sua frota com o objetivo de operar 23 destinos, com 26 aeronaves".
"A Avianca Brasil informa que as 32 rotas remanescentes são estratégicas e continuam a ser operadas normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto. Para os passageiros com bilhetes emitidos para os destinos que deixam de ser atendidos, a empresa informa que cumprirá a resolução 400 da Anac", informou a Avianca.
Pode ser atingido pelo cancelamento? Veja o que fazer:
Decolagem de Salvador: O passageiro pode requerer assistência material pelo deslocamento de sua residência para o aeroporto ou, em casos em mais graves, até exigir que a empresa pague um hotel em padrão compatível com a passagem. Ou seja, se ele comprou uma passagem na primeira classe, a hospedagem deve ser compatível.
Conexão: O passageiro deve se dirigir ao balcão da Avianca e pedir a ela as informações para a minimização dos efeitos do atraso ou cancelamento. A partir de 2 horas de atraso, ele direito a ligação providenciada pela empresa para informar a familiares ou no trabalho; a partir de 4 horas, recebe voucher de alimentação com preço compatível ao aeroporto; a partir de 6 horas, tem direito a transfer para deslocamento entre o aeroporto e a hospedagem, além de diária em hotel.
Registro: É preciso registrar o contato e guardar protocolos para demonstrar que houve tentativa de solucionar o problema por parte do passageiro.