Voto a voto: como a participação da juventude influencia nas eleições e na política

Podcast discute o papel dos jovens na política e nas eleições de 2022

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2022 às 17:38

Desde o começo do ano, se tornou muito comum acompanhar através do rádio, TV e internet, uma série de campanhas incentivando jovens acima dos 16 anos para tirarem o título de eleitor e poderem exercer o direito ao voto em 2022.A data limite para regularizar ou tirar o documento pela primeira vez vai até 4 de maio. A busca por um grupo mais jovem e disposto a buscar melhoras para o país faz parte da realidade da política e das eleições no Brasil, que já alguns anos estimula uma renovação em quem faz parte dessa esfera. Mas como está a relação do jovem brasileiro com a política e as eleições? Será que de fato nos últimos anos houve um progresso quanto ao interesse em participar desse movimento? E o que pode incentivar para que esse grupo se torne mais presente?São essas perguntas que o 46º episódio do O Que a Bahia Quer Saber, o podcast de reportagens especiais do Correio, discute nesta semana. O programa recebe o advogado e professor de direito eleitoral Rafael Petracioli, que discute a conjuntura política com o olhar voltado para o jovem e analisando de que forma a juventude pode criar um interesse nesse tema.

A comunicadora e produtora de conteúdo Carol Magalhães também é convidada do podcast. Carol comanda a página 'Primeiro Voto' no Instagram, onde faz um trabalho de educação política voltado justamente para as pessoas que pouco entendem de política e que querem se aproximar mais da área, ainda mais em ano de eleição.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Entre essas figuras estreantes nas eleições, está o estudante Vitor Fascio, de 16 anos. Ele tirou recentemente o título e compartilha neste episódio as razões para ter tirado e como vê o debate sobre política dentro das salas de aula? Será que elas são uma das ferramentas que auxiliam na formação política desses grupos?

O programa também traz a discussão sobre quais são os caminhos e alternativas para que projetos como o 'Primeiro Voto' e outras instituições (governamentais ou não) para conseguirem conversar com os jovens. As redes sociais, por exemplo, são a porta de entrada para quase tudo que os jovens consomem hoje. Mas será que ela é segura para aproximar a juventude com um tema sério como esse? O podcast tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.