Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Hugo Brito
Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 10:38
- Atualizado há 2 anos
Essa semana a marca chinesa inaugurou sua sétima loja no Brasil, aqui em Salvador. Fui convidado para conhecer e o primeiro impacto foi a fila na entrada. Tudo respeitando as regras de controle da pandemia. Quem me recebeu para a visita guiada foi o Gerente de Marketing da marca no Brasil, Thiago Araripe. Na loja são mais de 500 produtos, de diversos segmentos, de escova de dentes até celulares dobráveis.>
Pra cima da concorrência Durante o passeio Araripe foi taxativo. A Xiaomi chegou para brigar com Apple e Samsung. Aparelhos top de linha como o Xiaomi 11 são focados na briga com a maçã. Já para o embate com a Samsung existem vários modelos para todos os gostos e bolsos. Nesse ponto perguntei a ele se o fato de abrir lojas não encareceria o produto, o que ele confirmou já que entram custos como os de imposto, mas por outro lado destacou o que vem de ganho.Segundo ele vale a pena pagar um pouco mais já quem os compradores passam a ter Garantia e aparelhos homologados pela ANATEL. >
Balança e escova Além dos aparelhos celulares, é claro, produtos de outras linhas chamam muito a atenção. Robôs de limpeza, smart watches e lâmpadas inteligentes estão por todos os lados mas dois especificamente me chamaram bastante a atenção: O primeiro foi a balança que controla diversos itens relativos à saúde, com estimativas como percentual de gordura, já na primeira pesagem. O segundo aparelho que me deixou literalmente de boca aberta, foi a escova de dentes inteligente, que através de um aplicativo no celular diz, por exemplo, que a escovação dos dentes de uma determinada parte precisa ser melhorada.>
Arrocha chinês Na loja o som também era bem peculiar. Uma música em ritmo de arrocha, feita pelo autor e compositor Tiago Aquino especialmente para a chegada da marca na Bahia ficava tocando. O gerente de Marketing da marca no Brasil, Thiago Araripe, disse que essa música é uma forma de chegar com a cara verdadeira da Bahia e mostrando o principal foco do movimento da marca no país, que é trazer tecnologia e inovação para fazer a vida das pessoas mais simples, através de experiências como a presente da loja própria. Nossa conversa terminou com uma afirmação de outro ponto que chamou a atenção da Xiaomi na Bahia. As pessoas aqui falam o nome da maca da forma correta. Na saída, um casal passou por mim e o marido disse à esposa:”Nem sabia que já tinha loja da Xiaomi aqui”. Thiago estava certo. A pronúncia estava perfeita. A loja fica no Shopping Salvador.>