Zelensky acusa Kremlin de criar catástrofe humanitária e pede encontro com Putin

O pronunciamento foi feito por vídeo neste sábado (19)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de março de 2022 às 12:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o Kremlin de criar deliberadamente "uma catástrofe humanitária" e apelou novamente ao presidente russo, Vladimir Putin, um encontro para evitar mais derramamentos de sangue. O pronunciamento foi feito por vídeo neste sábado, 19, após Putin aparecer em público, na sexta-feira, 18, durante um comício que reuniu 200 mil pessoas em um estádio de Moscou, em apoio às forças russas na invasão da Ucrânia.

Zelensky comparou o número de pessoas no comício às vítimas no conflito. "Imagine que naquele estádio em Moscou há 14.000 cadáveres e dezenas de milhares mais feridos e mutilados, esses são os custos russos durante a invasão", disse o líder ucraniano, afirmando que é o maior conflito terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

O presidente da Ucrânia também afirmou que a Rússia está tentando submeter as cidades de seu país à fome, mas alertou que a continuação da invasão também implica consequências para a Rússia que se estenderão por gerações.