Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

16ª edição do Comida di Buteco começa em abril, em Salvador

Até abril, bares serão avaliados e escolhidos para a segunda etapa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de março de 2023 às 11:06

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação

Entre os dias 7 de abril e 7 de maio, a 16ª edição do Comida di Buteco vai acontecer em Salvador com o tema "A vida é feita de buteco!". Ao todo, 46 butecos serão avaliados na competição gastronômica.

Os bares que estarão disputando o concurso deste ano, estão espalhados por toda capital baiana. Para essa edição, o CdB trouxe o tema ‘Ervas e Especiarias’, que remonta aos primórdios da história da humanidade, enriquecendo a comida de buteco raiz. 

O prato participante do concurso precisa custar R$ 30, valor fixo da disputa. Os cozinheiros e cozinheiras devem ter o tema como principal base para as produções, mas não pode deixar de lado a criatividade, identidade e originalidade. Para o concurso, a importância de evidenciar os butecos é que os proprietários possam mostrar a essência das suas cozinhas e apresentar a história da culinária baiana. 

O coordenador regional do Comida di Buteco, Max Rogers, explica como ocorre a mecânica do concurso. "O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%".

A segunda etapa ocorre em julho, com uma nova comissão de jurados que irão visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo.

Confira abaixo a lista de bares ao longo da cidade:Santo Antônio Engenho Velho De Brotas Armação Itapuã Stiep Nazaré Federação Saboeiro Stella Maris Jaguaribe Rio Vermelho Cabula VI São Marcos Alto Da Terezinha Dois De Julho Canabrava Capelinha Vila Laura Resgate São Caetano Barra Plataforma Pituba Tancredo Neves Campo Grande Ribeira Imbuí Campinas De Brotas Pernambués Boca Do Rio Lobato Caminho Das Árvores Barris