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Avenida Suburbana terá 14 km requalificados; obra custará R$ 27 milhões

O investimento será na revitalização da infraestrutura e da mobilidade da via, com troca de asfalto, novas baias para ônibus e uma ciclovia

  • Foto do(a) author(a) Amanda Palma
  • Amanda Palma

Publicado em 16 de novembro de 2015 às 11:03

 - Atualizado há 2 anos

Obras vão requalificar toda extensão da Avenida Suburbana (Foto: Valter Pontes/Agecom)Os 14 quilômetros da avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, que se estende entre os bairros do Uruguai e Paripe, devem estar requalificados até o ano que vem. A obra, que teve ordem de serviço assinada na manhã desta segunda-feira (16) pelo prefeito ACM Neto, já está em andamento. O custo é de R$ 27 milhões.

As intervenções já começaram pelo Largo do Luso, onde dois novos retornos foram construídos para desobstruir o fluxo de veículos. “A partir da próxima segunda-feira, o problema do Luso vai estar resolvido. Fizemos dois retornos no sentido Paripe e outro no Comércio que vão acabar com os problemas dali”, disse o secretário de Mobilidade (Semob), Fábio Mota.  

As obras no Largo do Luso devem ser concluídas no próximo sábado. Já toda a intervenção na avenida deve ser entregue em junho de 2016. Serão dez intervenções em todos os bairros por onde a avenida passa. Atualmente, na Suburbana, circulam 190 ônibus e 5 mil carros por hora.

“A partir de agora vamos fazer toda Suburbana do Lobato até São Thomé. À medida em que a gente fizer a intervenção no canteiro central, vamos fazer mudanças no sistema viário”, explicou o prefeito ACM Neto durante a assinatura da ordem de serviço.

Os R$ 27 milhões serão aplicados na revitalização da infraestrutura e da mobilidade da via. Serão R$ 14 milhões da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) para recuperação de toda calçada e troca do asfalto. Os R$ 13 milhões restantes serão direcionados para implantação da ciclovia, no canteiro central, ao longo de quase toda a avenida. O canteiro será alargado e receberá duas faixas para bicicletas em ambos os sentidos.Ilustração: Arte/CORREIOCiclovia

De acordo com Fábio Mota, a implantação da ciclovia não vai afetar o fluxo de veículos. “A ciclovia não trará entrave na mobilidade, pelo contrário, é um elemento facilitador. Nós estudamos para fazer essa intervenção da Suburbana. Se fosse colocar só a ciclovia, teríamos problemas, mas são diversas intervenções”, afirmou o secretário.

Segundo a prefeitura, a medida é para incentivar a população a usar a bicicleta como meio de transporte, reduzir o volume de carros e o número de pessoas dentro dos ônibus que trafegam diariamente pela avenida.

A torcida do operador Dejanilson Oliveira, 43 anos, que pedala todos os dias na Avenida Suburbana, é que as coisas melhorem com a ciclovia. “Tenho dificuldade para pedalar sem a ciclovia. Acho que foi uma ideia excelente. A minha preocupação é que seja seguro”, disse.

Baias em pontos críticos

A prefeitura anunciou também a criação de novas vias e baias para ônibus em dez pontos críticos da avenida. O objetivo é tornar o tráfego mais rápido, principalmente, no retorno do Uruguai, em frente ao Posto Tokaia, e no acesso ao bairro de Novos Alagados. 

No Lobato, com a implantação das baias para coletivos, a intervenção facilitará o embarque e desembarque de passageiros. Novos retornos também serão construídos neste trecho, inclusive no Alto do Cabrito. Também haverá baias na Rua da Glória, em Coutos, no Alto da Terezinha. 

Uma das maiores mudanças é em Paripe, onde será implantado o sentido único da via, entre o mercado e a rótula do bairro. Lá também vai ser construída uma via transversal à Suburbana, com investimento de R$ 2,27 milhões.