Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cursos gratuitos: mais de 1,4 mil vagas estão abertas nas áreas de educação e gestão

Oportunidade é exclusiva para pessoas com deficiência

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 16 de julho de 2025 às 06:27

É fundamental analisar se o curso escolhido está em sintonia com suas expectativas e habilidades (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)
Cursos são gratuitos Crédito: Ground Picture | Shutterstock

Mais de 1,4 mil vagas estão abertas para cursos gratuitos com temáticas diversas como desenvolvimento pessoal, educação, cultura e produtividade, voltados especificamente para pessoas com deficiência. Os cursos são online, têm carga horária de 40 horas e vão entregar certificados para os participantes.

São oferecidos cursos como Alfabetização e Letramento; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial com Ênfase em Deficiência Física; Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual; Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento; Educação Física; Didática; Currículo e Avaliação e Educação Física Escolar com Ênfase em Deficiência Física.

Também estão disponíveis Empreendedorismo e Growth Hacking; Gestão de Custos e Planejamento Estratégico; Gestão em Gerontologia; Gestão Estratégica de pessoas no Setor Público; Intolerância e Alergias Alimentares; Urgência e Emergência em Saúde Mental; e Atendimento Educacional Especializado. As inscrições podem ser realizadas acessando este link.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Faculdade Anhanguera. "Todos podem realizar as inscrições. A iniciativa é muito importante, pois muitas pessoas com deficiência, ou mesmo seus familiares, não têm condições financeiras de pagar por cursos para se qualificar. Por isso mesmo, estamos criando essa oportunidade para que elas possam ampliar as suas chances no mercado de trabalho e também se qualificar para concursos, por exemplo", explica Daiane Pina, diretora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Para Cleise Fernandes, diretora da Anhanguera Salvador, a extensão universitária e a responsabilidade social são compromissos da instituição. "Por conta disso, nos mobilizamos ao longo do ano para apoiar e promover práticas relevantes para a comunidade. São oportunidades pensadas de forma conjunta. Dessa forma, conseguimos maior assertividade nos processos de comunicação, internos e externos, potencializando a divulgação e o desenvolvimento da comunidade local, com o objetivo de formar, reduzir a desigualdade, melhorar as condições de vida, com empoderamento e desenvolvimento”, disse.