Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Família organiza vaquinha para levar corpo de estudante da Ufba à Guiné-Bissau

Delcio João Lopes Fernandes cursava mestrado em Direito e sonhava em contribuir com o desenvolvimento de seu país natal

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 9 de julho de 2025 às 14:54

Delcio João Lopes Fernandes
Delcio João Lopes Fernandes Crédito: Reprodução

A família de Delcio João Lopes Fernandes, advogado natural de Guiné-Bissau, país da África Ocidental e estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), está promovendo uma vaquinha para fazer o translado do corpo ao país de origem. A vaquinha está disponível até o dia 10 de julho e pode ser acessada neste link.

O guineense faleceu no dia 19 de junho, no Hospital Roberto Santos, após mais de 40 dias internado em decorrência de uma hepatite. Delcio cursava mestrado em Direito na Ufba e tinha o sonho de ser Ministro da Justiça em Guiné-Bissau. Na sua estadia em Salvador, ele teve apoio da Pastoral do Migrante, uma iniciativa da Arquidiocese de Salvador para acolher migrantes e refugiados na cidade. 

Ele era uma pessoa muito alegre, sonhava em ser ministro da Justiça na Guiné-Bissau. Era uma pessoa que tinha muita vontade de concluir os estudos no país e ajudar lá. Ele veio pro Brasil, se formou em Direito e voltou para Guiné-Bissau, onde trabalhou como professor, aí a Ufba chamou para o Mestrado e ele voltou para o Brasil", disse Márcia Mata, coordenadora arquidiocesana da Pastoral dos Migrantes.

Os familiares de Delcio não têm condições de custear o translado do corpo, que são elevados. Para proporcionar um enterro digno ao lado de seus parentes em Guiné-Bissau, a meta é arrecadar R$ 55.000,00. O valor servirá para custear a repatriação do corpo até o país de origem e a passagem de ida e volta de um acompanhante. 

A Pastoral dos Migrantes acolhe imigrantes e refugiados de todos os lugares no Santuário Nossa Aparecida, no bairro do Imbuí. O telefone para o contato é (71) 986064810. "Dependendo do que a pessoa tiver precisando, se tivermos condições, tentaremos atender as necessidades", afirmou Márcia.