Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Líder do tráfico no Planeta dos Macacos é autor de dez homicídios

Idalvan dos Santos Conceição foi preso na madrugada de domingo dentro de um carro estacionado em rua de São Cristóvão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 16:55

 - Atualizado há 2 anos

Foto: Divulgação/ Polícia CivilLíder do tráfico na localidade do Planeta dos Macacos, em São Cristovão, Idalvan dos Santos Conceição, 27 anos, é apontado também como o autor de dez homicídios entre os anos de 2009 e 2012. "Paquito", como é conhecido, foi preso na madrugada deste domingo e apresentado pela polícia nesta segunda-feira (15), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), na Pituba.

O traficante foi preso após uma abordagem de policiais militares do Pelotão de Emprego Tático (PETO/São Cristovão) a um veículo suspeito, estacionado em uma rua do bairro, no qual ele se encontrava. Com ele, foram apreendidos 535 “papelotes” de cocaína, 166 “trouxinhas” de maconha e 279 pedras de crack.

Entre as mortes atribuídas a “Paquito” estão as de sua companheira Alessandra Santos da Silva, do soldado PM Carlos França Nascimento, e dos adolescentes Valdeir Souza de Oliveira, 16, e Janser Cardoso Pinho Loureiro, 14.  O traficante é suspeito ainda pelas mortes de Márcio de Matos Souza e Célio Santos de Santana, o “Celinho”, mortos em 2009. Já em 2010, decapitou Ronivan Reis das Neves e, em 2012, matou a tiros Adácio Oliveira Santana, 21, e Ricardo Miranda de Souza. A DH/Atlântico apura o envolvimento dele em outros homicídios na região.

Por conta da grande influência na região, prender Paquito não foi fácil. Segundo informações da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (49ª CIPM), alguns moradores tentaram impedir a prisão. “Vieram para cima da viatura, jogaram até garrafa para não deixar ele ser preso”, contou um policial. Depois, alguns chegaram a ir na sede da CIPM  questionar a prisão e defender o traficante. 

Em depoimento ao delegado Marcelo Sansão, titular da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), que conduziu a apresentação, o traficante negou envolvimento com o tráfico e atribuiu os homicídios a outros traficantes.De acordo com a delegada Andrea Ribeiro, da DH/Atlântico e responsável pelo inquérito, a investigação de “Paquito” vinha sendo feita há algum tempo e outros integrantes da quadrilha já foram presos: Tiago de Jesus Anjos, o “Tiago Bundão”, Willian Coutinho de Souza, o “Mickey”, Bruno Santos da Silva, o “Umbigão”, Ricardo Santos da Silva e Átila Anjos dos Santos, o “Arroz”. O traficante que já responde por homicídio e tráfico de drogas foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado ao Sistema Prisional.