Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morre defensor público que participou de mais de mil júris em Salvador

O velório de Raul Palmeira será nesta quarta-feira (15), a partir das 11h, e a cremação às 15h, no Jardim da Saudade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2022 às 11:28

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação

O defensor público Antonio Raul Borges Palmeira, 66, conhecido como Raul Palmeira, que atuava na Instância Superior, junto ao Tribunal de Justiça, morreu na noite da última terça-feira (14). O velório será realizado nesta quarta-feira (15), a partir das 11h, e a cremação às 15h, na capela “E” do Jardim da Saudade. O anúncio da morte foi feito pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), que divulgou uma nota de pesar e solidariedade aos amigos e familiares do defensor. A causa da morte não foi informada.

Na nota, a Defensoria informa que, por mais de 30 anos, Raul se dedicou à prestação de assistência jurídica aos mais vulneráveis, tendo sido empossado como defensor no ano de 1986, quando foi nomeado titular da vara distrital de Itapagipe. Em 1991, ele foi nomeado titular da segunda vara do Júri, em Salvador, onde atuou por 20 anos e acumulou mais de mil participações júris.  Em 2011, por merecimento foi promovido para a última classe da carreira.

Raul também ocupou atividades administrativas, como coordenador de Assistência Jurídica, subcoordenador do Núcleo da Defensoria Pública e defensor público geral. Foi duas vezes membro do Conselho Superior da Defensoria e, em duas delas, eleito como o mais votado. Em 2017, o defensor público foi designado para atuar em Brasília junto aos Tribunais Superiores.

Em 2013, Raul Palmeira recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial pela contribuição à instituição no desempenho de suas atividades e, no ano passado, o defensor público recebeu a premiação Luiz Gama. Em homenagem feita em rede social, o defensor público geral, Rafson Ximenes, definiu Raul como “O grande nome da Defensoria baiana”. “Foi fundamental na história da associação de Defensores. Era considerado ‘o legislador’ da instituição pela facilidade na redação de normas”, destacou Ximenes.