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Da Redação
Publicado em 27 de setembro de 2019 às 23:34
- Atualizado há 2 anos
Parte do projeto #vemprocentro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur) ganharam novas sedes, inauguradas nesta sexta-feira (27) no bairro do Comércio, em Salvador. Agora, os órgãos funcionam em um prédio na esquina da Rua da Argentina. A prefeitura pretende transferir 80% das instituições da gestão municipal para o Centro Histórico até o final do ano que vem.>
Para o prefeito ACM Neto, a inauguração desta sexta-feira resgata o compromisso da gestão municipal com a centralização dos órgãos.“Trazer a prefeitura para cá também é garantir uma maior movimentação no Comércio. Com a oferta dos serviços públicos nessa região, a gente pode trazer um pouco de dinamismo em curto prazo porque tem toda uma cadeia envolvida que vem para cá. É uma perspectiva de médio e longo prazo transformadora para essa região da cidade”, afirmou.A expectativa é que o ato de centralizar a gestão municipal e ocupar a área tenha como consequência a geração de novos empregos e a movimentação econômica da região. O titular da Secult, Cláudio Tinoco, acredita que a transição vai ser uma facilitadora dos trabalhos da pasta. >
“Agora estamos muito próximos dos nossos principais ativos, tanto do ponto de vista da cultura quanto do turismo. Estamos muito perto do Centro Histórico, onde a gente administra muitos equipamentos, como a Casa do Carnaval, e de equipamentos muito visitados, como o Mercado Modelo. Isso vai aproximar a nossa ação e atuação numa região onde possuímos os nossos principais ativos” afirmou.>
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, se diz orgulhoso de poder participar desse movimento de renovação no Comércio e de todo o Centro Histórico. “A ideia é fazer uma ocupação maciça do Centro da cidade, que passa não só pelo processo de requalificação, mas sobretudo pela presença da prefeitura. Como é a Saltur que faz praticamente toda gestão da plataforma eventos, com o #vemprocentro, fica mais fácil por estarmos na ponta de onde as coisas estão começando a acontecer”, disse.>
O projeto #vemprocentro foi anunciado no dia 9 de setembro pelo prefeito ACM Neto. A ideia é fazer com que os soteropolitanos ocupem o Centro Histórico da capital. Além da transição da gestão municipal, o Festival da Primavera, que vai até o dia 29 deste mês, também ocorre na região.>
Foram investidos mais de R$300 mi em melhorias na região, tanto na parte alta quanto na baixa. Durante a inauguração da nova sede dos órgãos, o prefeito ACM Neto pontuou o que já foi realizado pelo projeto. “Estamos aqui hoje muito próximos a uma obra que inauguramos há poucos dias, que foi a requalificação da Rua Miguel Calmon. A Praça da Inglaterra também está renovada e a Praça Deodoro segue em obras. Estamos mudando inteiramente a cara do Centro Antigo”, disse.>
Em outubro, uma nova sede da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) também vai ser inaugurada no Comércio. No bairro, já funcionam as pastas da Saúde (SMS), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).>
'Follow the Music' Pouco antes da entrega das novas sedes, a prefeitura lançou uma campanha para vender a capital baiana como destino turístico internacional. Este é o mote da Follow The Music, ação com a base totalmente digital, que começará a ser divulgada na semana que vem no site salvadordabahia.com e nas redes sociais Visit Salvador da Bahia. >
Nesta sexta, o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, assistiram ao filme da campanha, ao lado de outras autoridades. Neto ressaltou que a música é um dos principais patrimônios culturais da cidade, por isso, integra a riqueza do povo soteropolitano: “Temos uma criatividade única. Daí a gente produziu um vídeo muito bacana que tem como título ‘Follow The Music’, siga a música e venha conhecer Salvador, seguindo os ritmos e os sons dessa cidade marcada pela diversidade, pela riqueza cultural e pela riqueza do seu povo”.>
É justamente seguindo a música que o secretário Claudio Tinoco espera que cada vez mais turistas decidam visitar Salvador.“A Follow The Music representa a inventividade e criatividade que são comuns da música baiana, mas sempre com a renovação e transformação”, explicou o gestor.*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro>