Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Novo viaduto deve reduzir tempo de deslocamento na Rótula do Abacaxi

Prefeito Bruno Reis (União Brasil) inaugurou ligação viária nesta quarta-feira (17)

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 17 de setembro de 2025 às 11:35

Viaduto Paulo Colombiano
Viaduto Paulo Colombiano Crédito: Millena Marques/CORREIO

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), inaugurou um novo viaduto na Avenida Barros Reis e o acesso à Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) na manhã desta quarta-feira (17). A nova ligação viária, que recebeu o nome de Paulo Colombiano, é uma estrutura estratégica para melhorar a mobilidade urbana da região.

O trecho concentra cerca de 70% da frota de ônibus da capital. Ou seja, sete de cada 10 ônibus passam pela região diariamente. “Com isso, a gente vai avançando, melhorando a mobilidade de Salvador. Hoje, nós somos a segunda capital do Brasil em mobilidade, ficamos apenas atrás de Brasília, que é uma cidade planejada, uma cidade que nasceu há pouco tempo e que é plana”, pontua Bruno Reis.

Quem saía da Avenida San Martin pela Barros Reis, por exemplo, e queria passar pela Bonocô, tinha que passar embaixo do Complexo da Rótula do Abacaxi, gerando mais retenção. “Um engarrafamento que a gente via de forma permanente embaixo dos viadutos. Agora, não. Com essa alça, conseguimos um acesso direto à Avenida Barros Reis e Bonocô, ganhando tempo de deslocamento e, consequentemente, podendo chegar mais rápido ao centro da cidade”, pontua o prefeito.

O secretário de Mobilidade da capital, Pablo Souza, diz que é difícil precisar um tempo que será reduzido durante o deslocamento, mas garante que os impactos do novo viaduto serão positivos.  "O cálculo depende do itinerário que você quer utilizar, então ele vai variar de acordo com o vetor que você venha fazer esse deslocamento. (...) a intenção é melhorar a lógica de deslocamento de uma maneira gera. Cada vetor vai ter a sua melhoria", diz.

O secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos, lembrou que a intervenção se soma a outras melhorias recentes na região, como a inauguração do viaduto Duda Mendonça e os complexos viários Rei Pelé e Tatti Moreno, que juntos estão transformando a mobilidade na capital baiana. “Tenho que agradecer ao prefeito que sempre acatou projetos de melhoria para a mobilidade da nossa cidade, como a trincheira da Silveira Martins, como acatou a via que inauguramos ligando Vila Laura à Luiz Anselmo”, diz.

Batizado em homenagem ao sindicalista rodoviário Paulo Colombiano, assassinado há 15 anos, o viaduto carrega também um simbolismo afetivo. Seu filho, Tiago Colombiano, emocionou-se ao falar sobre a homenagem: "Falar sobre meu pai é um misto de sentimentos, sobre tudo o que aconteceu, sobre a história dele. Agradeço ao prefeito, à classe rodoviária, todos que estão aqui. Então, em nome de toda a família Colombiano, quero deixar meu agradecimento.

A prefeitura destacou os investimentos em mobilidade da capital. Nos últimos anos, a cidade reduziu seu tempo médio de deslocamento de 30 para 19 minutos, ficando atrás apenas de Brasília (17 minutos) no ranking nacional de fluidez no trânsito - um avanço que, segundo o prefeito Bruno Reis, ainda pode melhorar com as intervenções em andamento.