Posto de doação de sangue é inaugurado no SAC de Cajazeiras nesta segunda

Novo serviço pode ser expandido para outras unidade SAC da Bahia

Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às 18:06

- Atualizado há 10 meses

(Foto: Carol Garcia/GOVBA)A unidade do SAC de Cajazeiras passa a contar com uma nova modalidade de serviço cidadão: a doação de sangue. Um posto de coleta do Hemoba foi instalado no local e inaugurado nesta segunda-feira (22). Com capacidade para coletar 120 bolsas de sangue por dia, o posto também realiza o cadastro de doadores de medula óssea.

A iniciativa é uma das estratégias de captação de doações do Hemoba, que já disponibiliza de unidades móveis, e visa reduzir o déficit de bolsas de sangue no estado. Segundo informações do órgão, a possibilidade de expandir o novo serviço às unidades SAC de Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana está sendo estudada.Para doar é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, como documento de identidade ou carteira de habilitação. O SAC de Cajazeiras fica localizado em Fazenda Grande III, na rua Estrada do Coqueiro Grande, sem número. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30. A doação não pode ser agendada.

Quem pode doarPara ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal. A doação não é recomendada a pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite depois dos 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.