Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Prefeitura anuncia renovação de 60% da frota de caminhões de lixo em Salvador

Ato foi marcado por um café da manhã com agentes de limpeza urbana nesta quinta-feira (15)

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 15 de maio de 2025 às 18:40

Novos veículos compactadores responsáveis pela coleta
Novos veículos compactadores responsáveis pela coleta Crédito: Valter Pontes/ Divulgação Secom PMS

A capital baiana renovou 60% da frota dos caminhões compactadores utilizados na coleta de resíduos na cidade. A entrega simbólica dos veículos foi feita pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e pelo presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Carlos Augusto Gomes, nesta quinta-feira (15), na sede da autarquia, na BR-324. O ato foi marcado por um café da manhã com agentes de limpeza urbana.

Cinco dos novos caminhões apresentados ganharam uma plotagem especial, estampando rostos dos trabalhadores e trazendo o tema Valentes. “Amanhã (16) é o Dia do Gari. São profissionais extremamente importantes para a nossa cidade. Temos uma relação de afeto e de carinho muito próxima a eles. Por isso, fiz questão de vir aqui, na Limpurb, para tomar café com esses trabalhadores e também realizar o ato de entrega da renovação de mais de 60% da frota dos nossos caminhões compactadores que realizam a coleta em nossa cidade”, destacou Bruno Reis.

Segundo a Limpurb, há mais de 200 veículos envolvidos na limpeza urbana, sendo 96 compactadores, dos quais mais de 60 são novos. Investir na modernização da frota de veículos, acrescentou o prefeito, significa melhorar o atendimento à demanda diária da cidade.

“As empresas que prestam esse serviço de coleta têm por obrigação, ao longo do contrato, de chegar a 100% dessa renovação, que vai ocorrendo no dia a dia. Isso permite que a gente tenha uma coleta de lixo com melhor qualidade, deixando a cidade mais limpa, mais bem cuidada para todos nós que vivemos aqui”, frisou.

Bruno Reis em encontro com agentes de limpeza da capital
Bruno Reis em encontro com agentes de limpeza da capital Crédito: Valter Pontes/ Divulgação Secom PMS

Descarte adequado

O gestor alertou quanto ao descarte adequado do lixo nas ruas. "Meu apelo é para que as pessoas tenham a consciência de depositar no local devido para ajudar o nosso trabalho, colocando o lixo na porta de casa, próximo do horário da coleta que ela ocorre, de forma programada. Hoje temos um custo elevado com varrição e limpeza, o que acaba onerando ainda mais os cofres públicos.”

Atualmente, há cerca de 4 mil agentes de limpeza atuando na capital baiana. São recolhidas, diariamente, uma média de 5,2 mil toneladas de resíduos domiciliares e restos da construção civil.

O presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Carlos Augusto Gomes, é enfático ao ressaltar o papel dos agentes. “Cidade nenhuma do Brasil e do mundo funciona sem eles. Eu até me emociono, porque todo o esforço que a gente fizer é pouco para esses profissionais. Agora, por exemplo, estamos com a Operação Chuva e eles estão fazendo tudo, desde a limpeza de canaletas até a colocação de lonas. Por isso, faço questão de prestar homenagem a esses guerreiros”, disse.