Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Prefeitura de Salvador lança programa Corredor Verde, que prevê a arborização de avenidas da capital

Lançamento contou com plantio de mudas na Avenida Manoel Dias

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 13:45

Lançamento contou com plantio de árvore na Avenida Manoel Dias Crédito: Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador lançou, nesta sexta-feira (22), o programa Corredor Verde, que prevê o plantio de árvores em avenidas soteropolitanas com o objetivo ampliar a arborização na capital baiana. O evento ocorreu na Avenida Manoel Dias, na Pituba, onde o prefeito Bruno Reis (União Brasil) realizou o plantio da primeira de 115 árvores que serão implantadas na região.

“Esse projeto vai melhorar a qualidade da vida das pessoas que moram aqui. Sabemos que essa avenida é uma das mais importantes da nossa cidade e (o plantio) vai estimular as pessoas a andarem e circularem pelo bairro. Essa é a primeira avenida de tantas outras que estão programadas e eu tenho certeza de que (o programa) será mais um case de sucesso da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

De acordo com Bruno, o objetivo é contemplar dez avenidas soteropolitanas até o final de 2028. No momento, seis delas já estão definidas: Rua Silveira Martins, Avenida Dom João VI, Av. Fernandes da Cunha, Av. Jequitaia, Av. Juracy Magalhães e Rua Cônego Pereira, além do bairro Dois de Julho. Ainda segundo o gestor, o programa é inspirado em um projeto de arborização realizado na cidade de Medellín, na Colômbia.

“Eese projeto provocou uma redução de até 2º na temperatura local. Sabemos do processo de aquecimento global que o mundo vive por conta das mudanças climáticas. Os gases que impactam no efeito estufa têm provocado fenômenos ainda mais extremos e cabe aos prefeitos adotarem as melhores práticas para contribuir com a preservação do meio ambiente e uma cidade mais sustentável”, disse.

Cerca de R$1,8 milhão foram investidos no plantio das 115 mudas da Avenida Manoel Dias, que deve ser concluído até o final de setembro. Devido à proximidade com as praias da Pituba e de Amaralina, foram escolhidas espécies com maior resistência a salinidade, como o oiti de praia e o abricó-de-praia. Para as outras avenidas, serão plantados pés de ipê, jacarandá e pau-brasil.

“A temperatura dessa avenida vai diminuir, as árvores atraem a fauna e a biodiversidade para essa área e absorvem o dióxido de carbono, o que melhora a qualidade do ar. Você também valoriza dessa região, já que as pessoas poderão caminhar em uma via arborizada e com sombra, aumentando a qualidade de vida”, falou o titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.

A escolha das vias que vão receber os corredores verdes foi feita em conjunto com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Ivan detalhou que foram analisadas questões com a capacidade das avenidas e o impacto que do plantio nas calçadas das vias.

“Temos dois eixos: um deles foca em promover um ambiente mais agradável e maior conforto ambiental, o outro é para aquelas vias da cidade que perderam a dinâmica econômica e social e que precisam ser recuperadas, tanto com alargamento dos passeios, plantio de árvores. Agora, com o Corredor Verde, Salvador tem um programa robusto que vai transformar o espaço urbano e que vai ajudar a cidade nesse sentido”, completou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.