Quiosques são renovados para nova orla de Itapuã e Piatã

No dia da inauguração da nova orla, um dos quiosques - em Itapuã - já será aberto

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 20:02

- Atualizado há 10 meses

As novas orlas de Itapuã e Piatã serão inauguradas nesta sexta-feira (23). Doze quiosques que ficam no litoral estão prontos e um deles será entregue durante a inauguração. Além disso, 20 outras estruturas de menor porte vão servir para venda de alimentos diversos, incluindo água de coco e acarajé. 

Os quiosques têm 30 metros, 50 metros e 100 metros quadrados e serão distribuídos de acordo com o tipo de produto que comercializam. Nos espaços, ficarão disponíveis aos clientes mesas e sombreiros, além de banheiros e chuveiros. Esses equipamentos serão explorados por 15 anos pelas empresas Salvador Kiosk e Turismo Ltda, e Nova Orla SPE Ltda. e Tuvalu Turismo SPE Ltda, que venceram a licitação e pagarão R$ 5,2 milhões à Prefeitura.(Foto: Bruno Concha/Agecom)Depois do prazo estabelecido pela licitação, as estruturas precisam ser devolvidas à Prefeitura da forma que foram entregues. Em toda a cidade, no total, serão 100 quiosques seguindo o mesmo padrão.

No dia da inauguração da nova orla, um dos quiosques - em Itapuã - já será aberto. Os outros serão abertos ao público gradualmente.

BarracasAlém dos 12 quiosques, aproximadamente 20 barracas estão sendo instaladas na nova orla para abrigar baianas de acarajé  e vendedores de coco verde, lanches e tapioca. No primeiro momento, serão abertos 12 estandes.

"Esses permissionários são os antigos comerciantes da região, que estão sendo realocados para as novas estruturas. São figuras tradicionais do bairro, como as quituteiras Cira, Damiana e Maria das Graças. Todos passarão por capacitação para aprender técnicas de venda, captação de recursos e demais estratégias comerciais. O local onde os comerciantes ficarão alojados será conhecido como Largo do Acarajé. Fora isso, ao longo da extensão da nova orla, as barracas serão distribuídas em grupos divididos nas diversas especialidades", diz a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf.(Foto: Valter Pontes/Agecom)RequalificaçãoCom investimento total de R$ 28,1 milhões, as intervenções foram feitas no trecho entre o clube do Sesc/Piatã até a subida do Abaeté, somando 3,1 quilômetros. Dentre as melhorias estão a aplicação de ciclovia com paraciclos, calçamento com acessibilidade, novos quiosques, reconstrução da Colônia de Pescadores, restauração da Estátua da Sereia e do busto de Caymmi, equipamentos de lazer e esportes, além de iluminação reforçada.