Salvador amplia oferta de vacina contra tuberculose para recém-nascidos

BCG deve ser dada logo nos primeiros dias de vida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 16:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Frank Néry/Agevisa

Quem tem filho recém-nascido precisa ficar atento às vacinas que devem ser dadas nos primeiros dias de vida, como a BCG, que protege contra a tuberculose.

Para facilitar a vida dos pais e responsáveis, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de postos que ofertam as doses de 100 para 109. Além disso, o atendimento, que ocorria apenas duas vezes na semana, passa a ser ofertado de segunda a quinta, das 8h às 17h. A lista completa dos postos que oferecem a vacina BCG pode ser conferida aqui.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ampliação das unidades que ofertam as doses tem como objetivo estimular que os responsáveis vacinem os bebês e tenham acesso à imunização.

Quem deu à luz nos hospitais Climério de Oliveira (Nazaré), Professor José Maria de Magalhães Neto (Pau Miúdo), Centro de Parto Humanizado João Batista Caribé (Plataforma) e Hospital Geral Roberto Santos (Cabula) pode solicitar que os bebês sejam vacinados na própria unidade hospitalar, antes da alta médica.

A vacina BCG deve ser aplicada logo nos primeiros dias de vida, e é necessário aguardar que a criança tenha peso superior a 2kg.