USF em Jardim Nova Esperança vai atender 16 mil pessoas por mês

Unidade vai oferecer serviços básicos de saúde

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 12:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nilson Marinho/CORREIO

Com a capacidade de atender até 16 mil pessoas por mês, a Unidade de Saúde da Família (USF) João Inácio Roma Filho, localizada na Avenida Aliomar Baleeiro, no bairro de Jardim Nova Esperança, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (22). A unidade teve o investimento de R$ 1,5 milhão da prefeitura

Por dia, de acordo o secretário Luiz Galvão, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), devem ser atendidas 650 pessoas. Serão oferecidos serviços básicos, a exemplo de atendimento para pessoas com hipertensão arterial, diabetes, pré-natal, planejamento familiar, tuberculose e hanseníase. 

O equipamento de saúde também conta com quatro equipes responsáveis por cuidar da saúde da família, além de outras quatro que darão atenção à saúde bucal. 

Ainda de acordo com o secretário, a inauguração da nova USF contribui para que haja um aumento de 21,5% na cobertura de saúde do Distrito Sanitário de Pau da Lima - que faz parte o bairro de Jardim Santo Inácio. Com isso, a cobertura na região se estende para 72%.

“Era uma demanda antiga da comunidade e a gente conseguiu identificar um terreno. É uma das áreas da cidade que mais recebeu investimento da prefeitura. Foram investidos mais de R$ 16 milhões em saúde nesse Distrito”, disse Luiz Galvão. 

Segundo dados da SMS, em 2012, a cobertura de saúde no Distrito era de apenas 8,53%. Quatro novas UFS estão em construção na região: Vila Nova Pituaçu, Vila Canária, São Marcos e Gal Costa.

Comunidade A líder comunitária do bairro, Noemia Araújo, 40 anos, disse que os moradores precisavam buscar atendimento em bairros vizinhos, por mais simples que fossem os exames, como um hemograma. 

Ela, por exemplo, precisava caminhar 1 km até o bairro de Novo Marotinho quando precisava realizar algum procedimento médico. “Um grande ganho para os moradores, que há tempos desejavam por isso”, afirmou a líder.  A líder comunitária do bairro, Noemia Araújo, 40 anos, comemorou a inauguração (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) O prefeito ACM Neto destacou os esforços que a prefeitura vem fazendo para melhorar os índices da saúde desde o seu primeiro mandato e comentou sobre o avanço da atenção básica à saúde da família na região. 

“(Era) um dos bairros da cidade com o menor alcance dos serviços básicos de saúde. Aqui têm milhares de pessoas vivendo, mas apenas 8% dos moradores podiam ter acesso aos serviços de saúde. Agora, depois de seis anos de governo, entrando no sétimo ano, vamos chegar a 72%”, destacou ele.

*Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier