Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Valorização da cultura: confira lista com especialistas em estética de matriz afro em Salvador

Desfile promovido pelo curso de Confecção e Moda do Núcleo Omi-DÚDÚ, mostra tendências na capital baiana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2010 às 12:15

 - Atualizado há 2 anos

Midiã Noelle Santana | Redação CORREIO Na maquiagem usada nos olhos, nos penteados que transformam os cabelos em verdadeiras obras de arte,  nas cores dos tecidos e acessórios que montam as vestimentas... A história da população afro-descendente se mantém viva não só nos traços físicos, mas,  também, em diversas manifestações de beleza. E toda essa expressão que transborda do povo baiano foi apresentada na tarde de sexta-feira (19), durante um desfile de moda Afro, promovido pela estilista Madelena Bispo, a 'Madá', do curso de Confecção e Moda do Núcleo Omi-DÚDÚ.

"Enquanto estilista, produzo roupas para as pessoas se encontrarem. Não faço roupas iguais como as que são vendidas nas lojas de departamento. Busco o dono da roupa, a pessoa que olha e se identifique", disse a idealizadora da grife NEGRIF, específica na produção de roupas em estilo africano. Madá  acredita que a moda Afro é uma identidade com um conceito específico:

"Tudo da moda é pescado na Europa e distribuída, como agora está a gola V, a renda, os fluorescentes. Mas temos que valorizar a estética que é nossa, do nosso povo, respeitando nossa personalidade.  Algumas alunas que desfilaram não queriam usar amarrações, queriam usar sós roupas. Porém, depois foram mudando de idéia. Ou seja, tem que ter o auto aceito. Temos momentos diferentes".

A estilista da Negrig, Madelena Bispo, acredita que a moda é o reflexo da identidade

Assim como a estilista, outros artistas da moda e estética mostram como a beleza negra está inserida no nosso cotidiano através das roupas, penteados e acessórios. Confira lista com os artistas e artesãos especializados em estética de matriz afro em Salvador:

Alberto Pitta Artista das técnicas de estamparia que configura a “festa africana” Rua Arthur Neiva 98 Ap. 201, na Orla de Salvador (Barra)(71) 3331 9732 | e-mail:

Dete Lima Artista especializada em amarrações de tecidos sobre o corpoRua do Curuzu 233, no bairro Liberdade - Cep: 40.000-000(71) 3386 2324 ou 3386 2148 e-mail:

Goya Lopes (Didara) Designer e pintora que trabalha com estamparia africanaRua Gregório de Mattos, no Centro Histórico (Pelourinho)  (71) 3321 9428 | e-mail:  site:  Marta Muniz Designer de peças cotidianas (bolsas, filares) com temática africanaRua João de Deus, 17 , no Centro Histórico (Pelourinho)(71) 3321 4728    

Negra Jhô Esteticista famosa por seus penteados, tranças, e turbantes Rua Frei Vicente 04, no Pelourinho - Cep: 40.000-000(71) 3321 8332 | e-mail:  site:  

Olívia Fragoso Trançadeira profissional Av. Cardeal da Silva - Rua Pedra da Marca 39, em Federação(71) 3332 0237 | e-mail: o