Vistoria em transporte escolar começa na próxima segunda-feira

Segundo a STP, 707 veículos estão cadastrados na capital baiana

Publicado em 9 de janeiro de 2009 às 17:24

- Atualizado há 9 meses

Antes de começar o ano letivo, os pais devem ficar atentos na hora de escolher o transporte escolar para os filhos. Segundo a Superintendência de Transportes Públicos (STP), 707 veículos são cadastrados para o transporte de estudantes em Salvador. Destes, 607 são pertencentes a autônomos e outros 100 são ligados a cooperativas.

A STP orienta que deve ser observado se o transporte escolhido tem o documento de cadastramento à Gerência de Táxi e Transportes Especiais (Getax) em dia, o que evita a contratação de serviço clandestino. A vistoria dos veículos cadastrados é feita duas vezes ao ano.

Ainda segundo a orientação da STP, mesmo com a vistoria do órgão, os pais podem checar as condições de segurança, higiene e conservação do veículo. Uma dica é verificar se o controlador de velocidade é aferido pelo IBAMETRO e se há equipamentos de segurança, como extintor de 4kg, triângulo, chave de roda e macaco.

A Getax inicia a vistoria para a renovação do alvará de circulação do transporte escolar a partir da próxima segunda-feira (12). Os motoristas deveverão comparecer à gerência, com os documentos requisitados, das das 9h às 11h e das 13h às 16h30.

O calendário foi elaborado de acordo com o número do alvará de cada veículo (vide quadro abaixo), prolongando-se até o dia 30 deste mês.

Confira o calendário da vistoria:

(Notícia atualizada às 17h41)