De tocador de lata do Candeal à percussionista de Ivete Sangalo

"A música é o combustível que me mantém em pé': conheça a história do multi-instrumentista Elbermário Rodrigues

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 30 de março de 2024 às 15:00

Elbermário Rodrigues é um músicos da banda da cantora Ivete Sangalo
Elbermário Rodrigues é um músicos da cantora Ivete Sangalo Crédito: Acervo Pessoal

O ritmo que se cria aqui, aquele negócio que balança o corpo todo, é mais que um som que pulsa na batucada ou uma partitura. Ele transforma. Do Parque do Queimado, passando pelo Pelourinho até o Candeal, trouxemos de lá 10 relatos de quem viu esse som, inspirar e transpirar oportunidades. Histórias que saíram de projetos sociais que todo dia dão régua, compasso e conhecimento a crianças e adolescentes, hoje músicos profissionais que levam a Bahia em cada palco onde chegam. Conheça a história do menino que bateu lata com Gilmelândia no Programa da Xuxa e hoje é percussionista profissional na banda da cantora Ivete Sangalo. Veja a seguir como, na vida e na arte, a música é capaz de mudar tudo.

Nasci no Candeal em 1982 e comecei a ter contato com a música com 7 anos, em uma banda composta por sete meninos - eu, Jair, Sinho, Marquinhos, Paulinho e tinha mais dois outros também. Éramos a Banda Arrastão, uma banda de lata. A conexão começou a partir daí. A gente pulava o muro das obras da OAS para pegar tinta de lata vazia que ia ser jogada fora e transformava em instrumento. Vim da percussão de rua. A Pracatum surgiu e foi algo novo construído por Brown que abriu portas para nossa carreira profissional. Viajei o mundo, tive oportunidade de tocar em vários palcos mundiais como Montreux, Jazz Festival, Nice Festival, Hollywood Bowl e por aí vai. O som de Salvador para mim é conexão com ancestrais. Sentir paz, amor, fé, cura. A música que sai dos tambores é nossa. Ela foi capaz de melhorar minha vida pessoal, minha educação. Melhorei a moradia da minha mãe, pude construir uma família, ter minha casa, proporcionar uma educação de qualidade para meu filho. A música é o combustível que me mantém de pé. Eu me renovo e reforço sempre a minha fé e a força para encarar o dia a dia. Além de ser um dos idealizadores do Projeto Roda de Timbau que acontece no Candeal, eu tive uma realização profissional gigantesca: tocar com Ivete Ver. Ver o quanto os meus estudos, pesquisas e investimentos me levaram a este lugar é simplesmente perceber que todas as minhas batalhas deram certo.

Elbermário Rodrigues, 41 anos, percussionista profissional.  Foi um dos primeiros alunos da Escola de Música Pracatum. Um dos idealizadores do projeto Roda de Timbau, que acontece todo mês no Candeal - lugar onde foi nascido, criado e começou tocando lata – Elbermário é hoje um dos músicos da banda da cantora Ivete Sangalo.

O projeto especial Som Salvador é uma realização do Jornal Correio, com patrocínio da Unipar, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da Wilson Sons e Salvador Shopping.