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Da Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2011 às 07:06
- Atualizado há 2 anos
Antônio Meira Jr.O menor dos Audi não foi concebido para ser popular. Ele é um carro charmoso e sofisticado. O A1 básico já personalidade forte, mas mesmo assim pode ser customizado para se tornar único. O consumidor pode escolher o arco do teto com pintura contrastante, além de optar pelas cores nas saídas de ar internas e ainda ter iluminação contornando as caixas de som. É pequeno, mas é ousado.>
A versão que chega ao Brasil tem motor 1.4 litro, com sistema de injeção direta de gasolina e turbocharger com intercooler, rende 122 cv de potência e 20,3 mkgf - na Europa existem mais duas opções, 1.2 a gasolina e 1.6 a diesel. Associado a ele está uma transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, com opção de trocas manuais pela alavanca ou por astes instaladas atrás do volante. Além de enficiente o conjunto é muito econômico. No trânsito urbano chegamos a média de 12,4 km/l. Na estrada, mantendo 80 km/h, o A1 fez 19,7 km/l e quando adotamos a velocidade cruzeiro de 100 km/l a média foi de 17,4 km/l - sempre com ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo.>
Além da generosa economia de gasolina - é possível rodar mais de 800 km com um tanque -, o compacto da Audi oferece bastante espaço para duas pessoas. Ele pode levar até quatro pessoas, mas o ideal é que no banco traseiro sejam transportadas apenas crianças ou adultos em pequenos trajetos, assim o conforto não fica comprometido. >
A bordo, os ocupantes encontram volante forrado em couro e com botões multifuncionais; conexão sem fio via Bluetooth; suporte para cadeirinha infantil no banco traseiro; airbags frontais, laterais e de cabeça; assistente de partida em aclives; controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sistema de limpador dos faróis.O acabamento é muito bom, mas a versão que chega ao Brasil não tem cobertura de couro nos bancos, nem como opcional. Também faltam ajustes para a altura dos cintos de segurança dianteiros.>
Em relação à dinâmica, o carrinho impressiona. A estabilidade é muito boa e se a pista for boa ele desliza com suavidade. Só é penalizado em trechos com o piso ruim de algumas ruas e avenidas de Salvador. À noite os faróis de xenônio iluminam muito bem. De dia as luzes em LED ficam sempre acessas.>
Na sua garagemO preço inicial do A1 é R$ 89.900, mas esse é o tipo do carro que fica mais interessante quando recheado de opcionais. A unidade avaliada, por exemplo, tinha: pintura perolizada (R$ 1.901), ar-condicionado automático (R$ 2.500), sistema de som Bose (R$ 3.374), arco com pintura contrastante (R$ 1.350), teto solar panorâmico (R$ 4.500), abertura das portas e partida sem chave (R$ 2.500). Se quiser gastar ainda é possível. Um pacote para deixar o A1 com aspecto de um carro de competição, por exemplo, sai por R$ 12 mil.>
MercadoEntre abril e novembro a Audi comercializou 1.178 unidades do A1, número bem próximo às 1.332 unidades que o A4 vendeu nos primeiros onze meses do ano. A importância do A1 para a Audi fica mais clara ainda quando seu volume em oito meses de vendas é comparado 4.131 automóveis comercializados pela marca durante todo o ano. Se o Governo e os importadores chegarem a um consenso sobre o IPI, a chegada da versão de quatro portas no final do primeiro trimestre deve elevar bastante as vendas do caçula da família.>
RivaisAlém dos MINI Cooper (que tem preço inicial de R$ 69.950), principais concorrentes do novo Audi, estão na briga a versão topo de linha do Fiat 500, o Smart Fortwo e o Volvo C30. No segundo semestre de 2012 o novo VW Beetle entrará na briga.>