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Guia do trânsito: investimentos buscam melhorar trânsito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 13:02

 - Atualizado há 3 anos

Conteúdos especiaisComplexo de Viadutos do ImbuíAs obras do complexo de Viadutos do Imbuí e Narandiba, além da construção das vias marginais entre o CAB e a Av. Luís Eduardo Magalhães, já estão em andamento. Com investimento total da ordem de R$ 95 milhões, os novos equipamentos buscam melhorar a mobilidade e facilitarão a ligação entre a Paralela e diversos bairros, como Imbuí, Boca do Rio, Stiep, Costa Azul, Narandiba, Orla, entre outros.As intervenções físicas representam um investimento de R$ 75 milhões. Já com as desapropriações, a estimativa é que sejam investidos mais R$ 20 milhões. As vias marginais vão ligar o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luís Eduardo Magalhães, e a Luís Eduardo ao bairro do Imbuí. Serão três viadutos, sendo dois diretamente na entrada e saída do Imbuí e um terceiro de acesso à Narandiba. “Futuramente, será possível transformar a Avenida Paralela numa via expressa, onde o tráfego fluirá com mais rapidez e conforto, minimizando os transtornos vivenciados pela população”, afirmou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), José Lúcio Machado. Diariamente, 240 mil veículos circulam pela Paralela, o que corresponde a 28% da frota da capital baiana.Via ExpressaA Via Expressa Baía de Todos os Santos já está em fase de conclusão.  Trata-se de uma nova alternativa no trânsito da capital, com 4,3 quilômetros de extensão, desde a BR-324 até o Comércio, passando pela Rótula do Abacaxi, Barros Reis e por novos túneis, chegando na Cidade Baixa na altura do Porto. A obra é um investimento da ordem de R$ 480 milhões, pelos Governos Federal e Estadual. A Via é composta por 10 faixas de trânsito, sendo seis para o tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos pesados, além de 14 viadutos e quatro passarelas.“Essa é uma das maiores obras urbanas em execução em capitais do país. Quando for totalmente concluída, vai impactar no trânsito de Salvador. Então, vamos melhorar como um todo o tráfego da cidade”, afirmou o governador Jaques Wagner, durante uma das visitas à obra.O vendedor de carros Gilson de Almeida está ansioso pela conclusão dos serviços. “Há muito tempo, Salvador precisava de uma obra como essa. Os benefícios serão muitos para nós que passamos todos os dias pela Rótula do Abacaxi e Baixa de Quintas, principalmente”, disse.Novos acessos entre a LEM e a BR-324As obras de implantação das alças de ligação entre a BR-324 e a Avenida Luís Eduardo Magalhães (LEM) terão extensão total de aproximadamente um quilômetro, constando ainda requalificação com a mesma extensão. O investimento é de R$ 7,2 milhões. “Essa é uma obra simples que vai resolver a demanda de fluxos da região do Iguatemi. Quem segue da BR-324 para a Paralela não vai precisar passar pela Rótula do Abacaxi nem pelo Iguatemi, diminuindo o grande fluxo de carros desses locais. Nossa preocupação é aliviar o tráfego de Salvador”, afirmou o governador Jaques Wagner, quando assinou a ordem de serviço.Duplicação da Avenida Pinto de AguiarOutra obra que já foi iniciada é a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar. Ela passará a contar com seis faixas de rolamento de tráfego, três por sentido, além de ganhar ciclovia e passeios ao longo dos seus 3,5 quilômetros de extensão. O investimento é de R$ 70 milhões, incluindo as desapropriações.A Pinto de Aguiar, entre as avenidas Luiz Viana e Octávio Mangabeira, será uma das vias alimentadoras do Sistema Metroviário, previsto para a Paralela. Trata-se do Corredor Transversal Alimentador I.De acordo com o presidente da CONDER, José Lúcio Machado, após a duplicação, a avenida será integrada à Gal Costa, que também será requalificada, e à Ligação Lobato-Pirajá, cujas obras serão licitadas ainda este ano. “Esta é a etapa inicial da primeira ligação direta do Subúrbio Ferroviário com a Orla Atlântica, que se transformará em um corredor estruturante capaz de ser operado, inclusive, pelo sistema BRT”. O outro Corredor Transversal Alimentador II, previsto, consiste na duplicação da avenida Orlando Gomes e implantação da 29 de Março. Ele fará a conexão entre a orla atlântica e a BR-324, além de dar acesso à Paralela e ao Metrô, beneficiando, principalmente, a população do bairro de Cajazeiras.Para o motorista Mário Jorge Souza, a duplicação vai dar mais agilidade ao tráfego do local, reduzindo o tempo gasto pelos motoristas. “Trabalho com entrega de materiais e com o trânsito fluindo melhora muito. Toda a cidade vai ganhar”, acredita.