Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ameaças do CV a empresa de energia do Pará geram alerta e põem COP30 em risco

Empresa relatou ação da facção em documento para forças de segurança

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 08:04

Subestação de energia de Marituba Crédito: Reprodução

Uma empresa de energia no Pará informou ter recebido ameaças do Comando Vermelho (CV) contra uma subestação em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. No comunicado, classificado como “urgente” e encaminhado ao governo federal na última quinta-feira (31), a concessionária associa o caso a possíveis riscos à segurança da COP30, em Belém. As informações são do O Globo.

De acordo com o relatório obtido pelo jornal, funcionários da Belém Transmissora de Energia S.A., empresa controlada pela Verene Energia, foram abordados por integrantes do CV. O grupo teria determinado o encerramento das atividades no local todos os dias a partir das 15h, além da suspensão imediata das obras de expansão da subestação.

Alerta do Comando Vermelho motoristas de aplicativo por Reprodução

As ordens teriam vindo de um homem que se apresentou como membro da facção e ameaçou represálias em caso de descumprimento. O comunicado da Verene classifica a situação como risco iminente para trabalhadores e para o serviço que, neste caso, também afetaria a COP30. Outro consórcio, responsável por obras em uma rodovia próxima, também teria recebido ameaças.

Após a denúncia, o Ministério de Minas e Energia (MME) encaminhou o caso ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Um ofício assinado pelo ministro Alexandre Silveira, obtido por O Globo, alerta que o bloqueio do acesso à subestação após as 15h pode prejudicar a recomposição das cargas elétricas na região metropolitana de Belém.

O Ministério da Justiça confirmou as ameaças ao jornal e informou que, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), elaborou um relatório de inteligência com base nas informações da empresa. O documento foi encaminhado à Polícia Federal, à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ao GSI e às forças de segurança estaduais

Tags:

Comando Vermelho Ameaças Belém Empresa Cop30