Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Facção proíbe brigas e ordena saída de presidentes de torcidas organizadas dos cargos

Mensagens atribuídas ao grupo criminoso circulam nas redes e são analisadas pelo Ministério Público

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 10 de fevereiro de 2026 às 10:06

Líderes de torcidas organizadas gravaram vídeo renunciando cargos
Líderes de torcidas organizadas gravaram vídeo renunciando cargos Crédito: Reprodução

Uma facção criminosa com atuação no Ceará teria proibido brigas entre torcidas organizadas e determinado a saída dos presidentes das agremiações. O caso ganhou repercussão após mensagens atribuídas ao grupo criminoso passarem a circular nas redes sociais nos últimos dias e chamarem a atenção das autoridades de segurança, segundo informações do g1.

A situação entrou na mira do Ministério Público do Ceará (MPCE), que apura a suposta ordem para impedir confrontos entre torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza. O episódio veio à tona no mesmo fim de semana do primeiro Clássico-Rei de 2026, disputado neste domingo (8). Antes da partida, torcedores dos dois clubes se envolveram em brigas generalizadas em diferentes pontos de Fortaleza.

Líderes de torcidas organizadas gravaram vídeo renunciando cargos por Reprodução

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 350 pessoas foram capturadas durante as ocorrências, entre adultos e adolescentes. Além das mensagens que circulam virtualmente, dois dirigentes de torcidas organizadas anunciaram a saída dos cargos. Em vídeos divulgados nas redes sociais, Weslley Paulo, conhecido como Dudu, e Anderson Xiboi afirmaram que deixaram as presidências da Torcida Organizada Cearamor (TOC) e da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), respectivamente.

Até o momento, não há confirmação oficial de que as renúncias estejam diretamente relacionadas a ameaças da facção criminosa. O conteúdo das mensagens, no entanto, indica que os confrontos entre torcedores estariam sendo vetados por supostamente causarem problemas ao grupo criminoso e à logística das atividades ilícitas, uma vez que os episódios de violência intensificam a presença policial nas áreas envolvidas.

O Ministério Público do Ceará confirmou que tomou conhecimento do material e acompanha o caso. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado informou que a Polícia Civil apura todas as informações relacionadas a possíveis ações criminosas. Segundo a SSPDS, setores de Inteligência das forças de segurança atuam no apoio às investigações.

Tags:

Facção Proíbe Brigas Torcidas Organizadas