Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 21 de junho de 2025 às 15:07
Um maçarico pode ter causado o fogo que atingiu o balão na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, e que acabou na morte de oito pessoas na manhã deste sábado (21). Com o incêndio, a estrutura começou a cair a uma altura ainda não determinada. Alguns ocupantes pularam do balão, e 13 pessoas sobreviveram, incluindo o piloto.
"[O maçarico] É um equipamento que serve para iniciar a chama no balão caso apague a chama principal. Esse maçarico estava dentro do cesto e ele [o piloto] não soube precisar se ficou aceso ou teve uma chama espontânea. Mas foi esse equipamento, que estava dentro do cesto, que acabou pegando fogo", disse o policial Tiago Lemos à CNN.
Das 13 pessoas que se salvaram, cinco estão internadas, sendo duas com queimaduras de segundo grau e outras três com escoriações pelo corpo. A identificação das vítimas que morreram ainda não foi confirmada. O estado de saúde do piloto também não foi detalhado.
O acidente aconteceu por volta das 8h deste sábado (21), na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina - região conhecida como a Capadócia brasileira, em referência ao lugar na Turquia onde centenas de balões fazem passeios turísticos diariamente.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou profundamente o acidente com o balão tripulado de ar quente ocorrido neste sábado (21), em Praia Grande, Santa Catarina, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Agência diz que está adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e da tripulação e que acompanha os desdobramentos das investigações.