Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morre, aos 84 anos, a cantora Nana Caymmi

Artista estava internada desde agosto, quando deu entrada para tratar uma arritmia cardíaca

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Monique Lobo

  • Agência Brasil

Publicado em 1 de maio de 2025 às 19:03

Nana Caymmi
Nana Caymmi Crédito: Reprodução

A cantora Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A artista estava internada na Clínica São José, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense, desde agosto quando deu entrada para tratar uma arritmia cardíaca.

"É com muito pesar que comunico o falecimento da minha irmã Nana Caymmi. Estamos, na família, todos muito chocados e tristes. Mas, ela também passou nove meses de sofrimento em hospital, UTI, é um processo muito dolorosos de várias comorbidades", falou o irmão Danilo Caymmi em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

E acrescentou: "O Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu, de sentimento, de tudo. Estamos todos muito tristes".

Filha mais velha do cantor baiano Dorival Caymmi com a esposa, a cantora mineira Stella Maris, Nana comemorou o último aniversário na última terça-feira (29). No dia seguinte, na quarta (30), após nove meses internada, sofreu uma "overdose de opioides".

Nana e Dorival Caymmi
Nana e Dorival Caymmi Crédito: Reprodução

Segundo Danilo, a situação foi agravada pela obesidade. “O que acontecem são pequenos defeitos, e tudo em consequência da obesidade. Por conta do peso, ela passou por uma osteomielite (infecção óssea)”, contou em entrevista ao O Globo.

Nana ao lado dos irmãos Dori e Danilo
Nana ao lado dos irmãos Dori e Danilo Crédito: Reprodução

Talento de berço

Batizada de Dinahir Tostes Caymmi, Nana cresceu rodeada pela música. Desde cedo viu seu talento aflorar e, em 1960, com apenas 19 anos gravou a música Acalanto, no disco do pai, dando início a sua carreira.

Nana Caymmi iniciou a carreira aos 19 anos
Nana Caymmi iniciou a carreira aos 19 anos Crédito: Reprodução

Acalanto foi composta por Dorival para embalar o sono da filha quando era criança e se tornou a canção de ninar mais conhecida do país. "Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa menina que tem medo de careta", dizia um dos versos.

"Meu pai me pegou pelo braço e me levou ao estúdio. A confiança que ele teve em mim nesse dia foi fundamental para a minha carreira, eu nunca havia pensado em ser cantora profissional", contou Nana em uma entrevista ao Globo, em 1973.

No mesmo ano, lançou seu primeiro disco solo. Ao longo da carreira, gravou outros 26 álbuns, sendo dois deles ao vivo.

Nana Caymmi gravou 27 discos ao longo da sua carreira
Nana Caymmi gravou 27 discos ao longo da sua carreira Crédito: Reprodução

Logo cedo, conquistou um lugar de destaque no mundo da música, dentro e fora do Brasil. Entre seus sucessos, estão "Só Louco", "Não se Esqueça de Mim", "Cais", "Resposta ao Tempo" e "Ponta de Areia".

Em 2016, a cantora passou por uma cirurgia de remoção de um tumor na parte externa do estômago, afastando-se dos palcos. Em 2019, gravou um disco com a obra de Tito Madi, e, no ano seguinte, outro com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Em 2024, voltou a gravar, ao lado do cantor e violonista Renato Braz, uma faixa do disco “Canário do Reino”, em homenagem a Tim Maia.

Mãe e avó

Com 20 anos, Nana se casou com o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli com quem teve seus três filhos: Stella Teresa, Denise Maria e João Gilberto.

Gilberto Gil e Nana Caymmi foram namorados durante a década de 60
Gilberto Gil e Nana Caymmi foram namorados na década de 60 Crédito: Reprodução

Em 1967, namorou com o cantor Gilberto Gil, de quem se separou em 1969. Ela também namorou com o cantor João Donato, na década de 70, e com o cantor e compositor Claudio Nucci, já na década de 80.

A artista também deixa duas netas, filhas de Denise Maria.