Quem é Luiza Trajano Donato, fundadora da Magazine Luiza que morreu nesta segunda (12)

Fundadora da Magazine Luiza faleceu aos 97 anos

Publicado em 12 de fevereiro de 2024 às 16:07

Luiza Trajano Donato , 97 anos, morreu em casa
Conheça Luiza Trajano Donato, fundadora da Magazine Luiza Crédito: Divulgação

Luiza Trajano Donato, fundadora da Magazine Luiza, faleceu na manhã desta segunda (12) em São Paulo. Ela era tia da atual gestora do grupo, Luiza Trajano, que já tem mais de 65 anos em funcionamento e é uma das maiores empresas de varejo do Brasil.

A Magazine começou com a compra da loja Cristaleira, em Franca, São Paulo. Na década de 1990, Luiza escolheu a sobrinha como sua sucessora.

Luiza Trajano Donato nasceu em 20 de setembro de 1926. Ela e o marido, Pelegrino José Donato, compraram a loja Cristaleira, no centro de Franca, que se tornaria a marca Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do País.

Em 2008, Tia Luiza - como era chamada pela família - já tinha 50 lojas abertas na cidade de São Paulo. Segundo a sobrinha, ela deu as boas-vindas aos funcionários dessas lojas pedindo “para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio”.

A empresária não teve filhos e dedicou a vida à família e à Magazine Luiza. No início da década de 1990, escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano como sucessora.

A famosa personagem Lu, do Magalu, influenciadora digital virtual da marca, foi criada em homenagem à Dona Luiza. Segundo nota da empresa, a ideia inicial era chamá-la de Tia Luiza para homenagear a empresária “tamanha era a admiração e o carinho que os colaboradores tinham por ela”.