Caoa revela que vai produzir veículo próprio nacional

Empresa contou sobre o interesse no lançamento do Tiggo 7, SUV que ganhou versão mais barata

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 3 de março de 2024 às 11:00

A fábrica da Caoa em Goiás produz veículos para a chinesa Chery e a coreana Hyundai
A fábrica da Caoa em Goiás produz veículos para a chinesa Chery e a coreana Hyundai Crédito: Divulgação

Distribuidora de veículos e parceira na produção de modelos como Chery e Hyundai, a Caoa apresentou boas novidades nesta semana. A primeira delas reacende a chama de uma marca nacional, como já aconteceu com Gurgel e Troller, que posteriormente foi incorporada pela Ford. Sobre o assunto, Carlos Alberto de Oliveira Filho, filho do fundador e atual presidente da empresa, começou dando o exemplo do início da Hyundai, na Coreia do Sul. Antes de se tornar um fabricante, a empresa coreana montava e distribuía veículos para a Ford na Ásia.

Ele não entrou em detalhes a respeito do carro em questão, se automóvel ou comercial leve, nem quando ocorrerá o lançamento. No entanto, falou a respeito do status desse projeto dentro da companhia. A Caoa já teria uma equipe técnica formada para desenvolver esse primeiro modelo, ainda que o executivo não tenha descartado a possibilidade de contratar uma empresa de engenharia terceirizada para auxiliar no processo.

Carlos Filho fala com orgulho do projeto, que seria uma sequência do legado do seu pai, que faleceu há quase três anos. Para completar, o executivo falou que há possibilidade de abrir o capital da empresa, que atualmente é particular.

PRODUÇÃO DE HÍBRIDO NACIONAL

Em um momento de descontração, Carlos Filho também revelou novidades da parceria da sua empresa com a chinesa Chery. De acordo com o executivo, o Tiggo 8 PHEV, será produzido em Anápolis, interior de Goiás. "Vai ser o primeiro híbrido plug-in nacional", declarou Carlos Filho. Atualmente, esse é o veículo mais tecnológico da marca e chega ao país importado da China.

O Tiggo 8 poderá ser o primeiro plug-in híbrido feito no Brasil
O Tiggo 8 poderá ser o primeiro plug-in híbrido feito no Brasil Crédito: Divulgação

TIGGO 7 SPORT: PREÇO AGRESSIVO

Além das boas revelações do CEO, a apresentação da Caoa para a imprensa teve sequência com a apresentação de uma nova configuração para o Tiggo 7, a Sport. Novamente, a empresa surpreendeu: a nova versão do SUV custa R$ 134.990. Esse valor é R$ 35 mil menor que o cobrado pelas duas outras opções do SUV, Pro Max Drive e Pro Hybrid Max Drive, que custam R$ 169.990 cada. Os modelos que tiveram seus preços reposicionados no começo de fevereiro.

O Tiggo 7 ganhou uma nova versão, a Sport. Essa é a nova opção de acesso da linha
O Tiggo 7 ganhou uma nova versão, a Sport. Essa é a nova opção de acesso da linha Crédito: Divulgação

Bem equipado, o Tiggo 7 Sport utiliza motor 1.5 litro turboflex que entrega 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, sempre a 5.500 rpm. Com qualquer combustível, o torque máximo, obtido entre 1.700 e 4.000 rpm é de 21,4 kgfm. A transmissão é automática, estilo CVT, que simula nove marchas.

O quadro de instrumentos é todo digital
O quadro de instrumentos é todo digital Crédito: Alexandre Suplicy

NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Todos esses anúncios da Caoa aconteceram durante a inauguração de um novo centro de distribuição de peças. O local, que tem 26,8 mil metros quadrados e comporta cerca de 120 mil tipos de peças, foi instalado em Franco da Rocha, São Paulo. É uma substituição ao centro de distribuição que a companhia mantinha em Barueri, também em SP. A mudança começou em fevereiro do ano passado, processo que foi concluído em fevereiro de 2024. O empreendimento demandou investimento de R$ 50 milhões.

STELLANTIS ENCERRA 2023 LUCRANDO

A Stellantis anunciou que sua receita líquida cresceu 6%, para 189,5 bilhões de euros no ano passado, em comparação com 2022. O conglomerado automotivo também revelou que o lucro líquido cresceu 11%, para 18,6 bilhões, e o fluxo de caixa industrial livre aumentou 19%, para 12,9 bilhões. No Brasil, a maior operação da Stellantis é com a marca Fiat.

SUPERSALÁRIOS DOS PRESIDENTES

Na sequência, a Stellantis anunciou um aumento de salário para seu principal executivo, o português Carlos Tavares. De acordo com o comunicado, a remuneração anual do CEO será 56% maior do que a atual e chega a 36,5 milhões de euros, o equivalente a R$ 195 milhões. No ano passado, Tavares recebeu 23,4 milhões de euros.

Tavares a bordo de um Alfa Romeo, marca do Grupo Stellantis
Tavares a bordo de um Alfa Romeo, marca do Grupo Stellantis Crédito: Divulgação

Outros fabricantes, como a Ford e a General Motors ainda não divulgaram o pagamento dos seus CEOs ano passado. Em 2022, Mary Barra, da GM, recebeu 29 milhões de dólares (R$ 155 milhões) e Jim Farley, da Ford, recebeu quase 21 milhões de dólares (R$ 112 milhões).

INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS

Depois da General Motors, Volkswagen e Hyundai, a Stellantis vai divulgar novos investimentos no Brasil. A empresa, que controla marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën fará seu anúncio na quarta-feira, em Brasília. Na mesma data, a Hyundai vai explicar sua nova estratégia no país.