Iveco Daily ganha transmissão automática e pode ser dirigido com carteira B

Conheça também qual é o carro de passeio automático mais barato do país

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 19 de novembro de 2023 às 12:00

O Daily Hi-Matic é o primeiro comercial leve com câmbio automático produzido no Brasil
O Daily Hi-Matic é o primeiro comercial leve com câmbio automático produzido no Brasil Crédito: Divulgação

No mercado global desde 1978, o Daily é produzido no Brasil há 23 anos. Porém, pela primeira vez, o utilitário da Iveco será comercializado no país com um item que tem crescido no desejo dos motoristas, a transmissão automática. Já consagrado no mercado Europeu e na Argentina, o Daily Hi-Matic começou ser produzido na planta da empresa em Sete Lagoas, MG. De acordo com o fabricante, foram dois anos de desenvolvimento e mais de 500 mil quilômetros rodados, sendo 80% em trechos urbanos e 20% em rodoviário.

A cabine tem conforto e tecnologias de automóveis
A cabine tem conforto e tecnologias de automóveis Crédito: Divulgação

O veículo, que será comercializado inicialmente na versão de 3,5 toneladas de PBT, é equipado com o com motor FPT F1C VGT, que entrega 180 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. A transmissão é a ZF-8HP de oito velocidades, um equipamento robusto no qual as marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundos. Essa caixa automática atende a aplicações desde 3,5 até 7 toneladas - o que mostra que a empresa terá novas opções em breve -, e com diferentes funções, como Eco Mode, Kick Down e Creep Mode. Com ótima dirigibilidade, o Daily Hi-Matic pode ser conduzido por motoristas que tenham a habilitação B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio, e custa a partir de R$ 300 mil.

O câmbio automático do utilitário tem oito velocidades
O câmbio automático do utilitário tem oito velocidades Crédito: Divulgação

BMW: 200 MIL VEÍCULOS NO PAÍS

Líder no mercado premium global e nacional, a BMW está celebrando a venda de 200 mil veículos no Brasil. A empresa estreou oficialmente no país em 1995 e, ao todo, o Série 3 representa 40% das vendas totais da BMW no Brasil. Ano passado, por exemplo, o sedã foi o veículo premium mais vendido nacionalmente, feito que se repete neste ano. Há nove anos, o fabricante produz em Araquari, Santa Catarina, onde foram feitas 90 mil unidades - incluindo 12 mil unidades do X1 exportados para os Estados Unidos.

O Série 3 é o BMW mais vendido no mercado brasileiro
O Série 3 é o BMW mais vendido no mercado brasileiro Crédito: Divulgação

NISSAN ANUNCIA INVESTIMENTOS

Há 23 anos no Brasil, a Nissan se prepara para uma nova etapa no país e na América do Sul. A empresa japonesa anunciou que ampliará seu plano de investimentos 2023-2025, chegando a até R$ 2,8 bilhões, para produzir dois novos SUVs, sendo que um deles será a segunda geração do Kicks, e montar um motor turbo. A unidade, que já atende, além do mercado brasileiro, alguns mercados da América do Sul, deve passar a exportar um de seus novos veículos para mais de 20 países. Assim, a meta da Nissan é chegar aos 7% de participação na América do Sul até 2026.

O AUTOMÁTICO MAIS ACESSÍVEL

O Argo acaba de perder o posto de automático mais barato para o C3. Enquanto o Fiat custa inicialmente R$ 94.390, o Citroën é tabelado por R$ 93.990. As duas empresas são controladas pela Stellantis, mas os conjuntos aplicados são distintos. No Argo, um propulsor 1.3 litro (107 cv) é associado a uma transmissão do tipo CVT, enquanto no Citroën o motor 1.6 litro de 16 válvulas (120 cv) trabalha em conjunto com um câmbio com conversor de torque.

Citroën lança nova versão automática do C3
Citroën lança nova versão automática do C3 Crédito: Divulgação

KEANU REEVES E A F1

2009 foi uma temporada histórica para a Fórmula 1. Naquele ano, uma equipe novata, a Brawn GP, se tornou campeã de construtores e de pilotos, com Jeson Button. Quem conta essa incrível aventura é Keanu Reeves em uma série documental que está disponível no streaming Star+.