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Antônio Meira Jr.
Publicado em 21 de maio de 2025 às 13:00
“A GWM iniciará oficialmente sua produção no Brasil em julho de 2025, com três modelos e uma capacidade instalada de 50 mil unidades por ano”, confirmou Jack Wey, fundador e chairman do fabricante chinês. Os três modelos, como antecipei na coluna semanal Autos & etc, serão, pela ordem de fabricação, o Haval H6, seguido pela picape média Poer e pelo SUV de sete lugares Haval H9.>
“Vamos gerar até o fim deste ano empregos diretos para pelo menos 800 pessoas. No futuro, nossa capacidade de produção aumentará gradualmente para 100 mil unidades/ano, expandindo-se para a América Latina e gerando mais de 2 mil empregos diretos”, explicou o executivo. Que completou, afirmando que o Brasil vai se tornar um centro de pesquisa e engenharia da marca, impulsionando o desenvolvimento das respectivas cadeias locais de fornecimento. >
Entre os fabricantes chineses, a GWM, sigla que remete a Great Wall Motor, é a maior com o capital 100% privado. Entre as picapes, a empresa lidera o mercado chinês, com participação superior a 50%, e é o quarto maior produtor global dos utilitários com caçamba. Isso justifica a produção da Poer no país, onde será oferecida com motorização turbodiesel e também a gasolina, que será associada a motor elétrico e terá bateria que pode ser carregada na tomada. Ou seja, essa opção será híbrida plug-in.>
Em outros mercados, o motor turbodiesel aplicado é um 2.4 que entrega 190 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. É esperado que o propulsor seja recalibrado para entregar 200 cv e que o torque ultrapasse 40 kgfm. Já a opção híbrida plug-in entrega a potência combinada de 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, resultado da junção 2 litros a gasolina somado a outros dois propulsores elétricos. A transmissão é sempre automática de nove velocidades e o equipamento é produzido pela ZF, que já fornece uma solução similar para a Volkswagen Amarok e a JAC Hunter.>
Com capacidade para 1 tonelada, a Poer tem 5,41 metros de comprimento, 1,89 m de altura, 1,93 m de largura e 3,23 m de distância entre-eixos. São medidas próximas às da Ford Ranger, que tem 5,35 m de comprimento, 1,89 m de altura, 1,92 m de largura e 3,27 m de entre-eixos.>
GWM portfólio brasileiro
Inclusive, a companhia começou nos últimos meses a nomear concessionários em cidades do interior, incluindo a Bahia. É claro que os executivos fizeram o dever de casa e entenderam onde é o maior consumo desse tipo de produto no mercado brasileiro.>
Na mesma base da picape, os chineses vão montar no interior de São Paulo, a segunda geração do Haval H9, SUV de sete lugares que vai disputar o mesmo segmento hoje dominado pelo Toyota SW4 - e que ainda tem Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport. Como seus rivais, o utilitário da GWM tem construção de carroceria sobre chassi e longarinas. A motorização será compartilhada com a Poer.>
Por fim, como esperado e anunciado previamente, o produto inicial da planta brasileira será o Haval H6. O SUV foi o primeiro modelo da empresa comercializado no país e, apenas neste ano, já teve mais de 8.500 unidades emplacadas.>
CICLO DE INVESTIMENTOS>
Depois dos R$ 4 bilhões usados para lançar a marca e reativar a fábrica de Iracemápolis - que pertenceu a Mercedes-Benz -, a GWM anunciou que vai aportar mais R$ 6 bilhões, entre 2027 e 2032, para a expansão da sua operação, estimulando a criação de empregos de qualidade e o desenvolvimento de veículos no Brasil>
Dessa forma, somando o valor inicial e o novo aporte, os dois ciclos representam um total de R$ 10 bilhões que serão investidos no Brasil em 10 anos. A GWM tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo.>