Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sinal dos tempos: configuração GTS da VW chega a um SUV

Depois de Passat, Gol e Polo, versão esportiva agora é ostentada pela Nivus

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 4 de maio de 2025 às 11:00

Primeiro SUV da VW no Brasil que ostenta a versão GTS, o Nivus conta com 150 cv de potência
Primeiro SUV da VW no Brasil que ostenta a versão GTS, o Nivus conta com 150 cv de potência Crédito: Divulgação

Referência em esportividade, a configuração GTS faz parte do portfólio de sedãs e hatches da Volkswagen desde a década de 1980. Agora, o fabricante alemão estreia a sigla que remete à esportividade em um SUV coupé, o Nivus.

Visualmente, o Nivus GTS se destaca pelos detalhes em vermelho, que podem ser vistos na parte inferior do para-choque e nos detalhes internos. A iluminação em Full LED deixa o visual moderno e fornece uma assinatura exclusiva na dianteira e traseira. A cabine também recebeu atenção e conta com apliques em vermelho nas costuras.

A mecânica é conhecida: motor 1.4 litro turbo associado a uma transmissão automática de seis velocidades. Esse conjunto entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o que leva o novo GTS de zero a 100 km/h em 8,4 segundos.

De série, a VW oferece controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência de faixa, entre outros recursos. Custa R$ 174.990, R$ 10 mil a mais que a opção Highline com pacote de auxílios à condução.

Com seis airbags, a cabine tem visual exclusivo, com destaque para as costuras vermelhas
Com seis airbags, a cabine tem visual exclusivo, com destaque para as costuras vermelhas Crédito: Divulgação

O LEGADO DA ESPORTIVIDADE

O primeiro modelo no país que ostentou a insígnia GTS foi o Passat, que estreou em 1983. No ano seguinte, passou a ser denominado como Passat Pointer GTS.

Alguns anos depois, ainda na década de 1980, o Gol ganha sua configuração GTS, que ficou em linha por sete anos, até 1994.

Recentemente, Polo e Virtus foram comercializados com versões GTS e, ainda este ano, a VW vai voltar a oferecer o Golf GTI no país. Outra novidade entre os esportivos será a atualização do Jetta GLI nos próximos meses.

A traseira do Nivus GTS tem freios a disco e não conta com saída de escape aparente
A traseira do Nivus GTS tem freios a disco e não conta com saída de escape aparente Crédito: Divulgação

BALANÇO DOS EMPLACAMENTOS EM ABRIL

O mercado automotivo fechou abril com 196.454 veículos emplacados, um avanço de 7% em relação a março (183.650 unidades), que teve o impacto do carnaval na sua primeira quinzena.

Porém, ao compararmos com abril de 2024, houve recuo de 5,5%, influenciado pelo menor número de dias úteis (20 contra 22). As informações são da Bright Consulting.

UM RENAULT CONTRA O COROLLA CROSS

A Renault revela o nome de seu novo SUV do segmento C para o Brasil e mercados fora da Europa: Boreal. O veículo será lançado inicialmente no Brasil, onde será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para concorrer com modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Posteriormente, será apresentado nos demais países da América Latina e alcançará progressivamente mais de 70 nações.

A Renault não revelou detalhes técnicos, mas é esperado que o Boreal seja impulsionado pelo motor 1.3 turbo, que entrega 170 cv de potência e será produzido no país.

Por enquanto, a Renault revelou apenas o nome do novo SUV
Por enquanto, a Renault revelou apenas o nome do novo SUV Crédito: Divulgação

FIAT ATUALIZA O VISUAL DO CRONOS

Sedã compacto mais vendido na América do Sul desde 2023, o Fiat Cronos já está sendo comercializado na linha 2026.

A principal novidade está na dianteira, todas as versões recebem a nova grade trabalhada com blocos tridimensionais distribuídos horizontalmente, que conecta os faróis e dá maior percepção de largura ao frontal, além de dar mais elegância ao modelo.

São três opções: Drive 1.0 (R$ 103.490), Drive 1.3 AT (R$ 112.990) e Precision 1.3 AT (R$ 119.990).

Produzido na Argentina, o Cronos tem novidades na dianteira
Produzido na Argentina, o Cronos tem novidades na dianteira Crédito: Divulgação

NOVO AMG GT 63 S E TEM 816 CV

A Mercedes-Benz já está oferecendo no mercado brasileiro a segunda geração do AMG GT. Agora, o carro esporte é equipado com o exclusivo e inovador sistema híbrido E Performance, que une um motor V8 biturbo de 4 litros a um propulsor elétrico.

A potência combinada é de 816 cv e o torque alcança 86,6 kgfm, com isso, o veículo - que usa uma transmissão de nove velocidades - acelera de zero a 100 km/h em 2,8 segundos.

A estrutura da carroceria também ajuda no desempenho, ela é composta por alumínio, aço, magnésio e compósitos de fibra, o que garante rigidez máxima com peso reduzido. O esportivo custa a partir de R$ 1.697.900.

Com tecnologia de Fórmula 1, esportivo alcança os 320 km/h
Com tecnologia de Fórmula 1, esportivo alcança os 320 km/h Crédito: Divulgação

VOLVO CARS: DIREÇÃO BRASILEIRA

O brasileiro Luís Rezende foi nomeado como presidente da região das Américas para a Volvo Cars. O executivo, que reportará diretamente para o CEO global, será responsável pelos Estados Unidos, Canadá e toda a América Latina. A posse de Resende acontece dia 1º de junho.