Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cães de rua atacam em grupo moradores e fazem mais de 30 vítimas

Episódios já acontecem há cerca de um ano

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 8 de julho de 2025 às 12:58

Cães atacam moradores: mais de 30 vítimas
Cães atacam moradores: mais de 30 vítimas Crédito: Reprodução

De melhores amigos a inimigos. Nove cães de rua estão atacando os moradores de Piatã. Já são 32 vítimas na Praça Segredo de Itapuã. Os ataques começaram há cerca de um ano, quando os animais passaram a ser lavados para o local por um morador de rua. A vítima mais recente foi mordida no último dia 30.  Em janeiro desde ano, uma "gangue de cachorros" causou pânico em Luís Anselmo

"Estava a caminho da orla, quando fui cercado por seis deles. Dois partiram para cima. Um me mordeu. Outro consegui evitar com um chute", conta o empresário Luiz Valvede, que logo após o corrido, foi para a UPA de Itapuã, onde tomou quatro doses da antirrábica e duas doses da antitetânica. 

Segundo os moradores, os animais têm o hábito de permanecer no parque, inclusive de dormirem nos brinquedos. " E se você fosse uma criança? Fariam um estrago.  Já são 32 ataques aqui", diz  Luiz Valverde. 

Além das mordidas, há riscos de doenças e ataque a outros animais. "Esses animais são trazidos de outros lugares para cá por esse morador de rua, cheios de feridas e ficam espalhados nos brinquedos onde nossas crianças têm o hábito de frequentar, nas mesas e bancos das praças. O risco de todo mudo pegar uma doença é muito grande. Sem falar que muita gente aqui deixou de sair com os seus cachorros, porque estavam sendo atacados pela matilha", declara Tiago Garcia, da associação dos moradores. 

De acordo com Garcia, denúncias já foram realizadas à Diretoria de Promoção à Saúde e Bem-estar Animal. "Todas as solicitações que chegam à Secis pelos canais oficiais são devidamente atendidas. Dessa maneira, equipes da Diretoria de Promoção à Saúde e Bem-estar Animal (Dipa) foram mobilizadas para dar suporte ao caso. Estamos viabilizando junto a parceiros a vacinação e castração dos animais e posterior disponibilização para adoção em feiras", diz a nota da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS) .


Cães de rua atacam moradores: mais de 30 vítimas por Reprodução

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA 

Nota da SECIS – Sobre presença de cachorros em Piatã

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS) informa que tomou ciência de ocorrências envolvendo cachorros soltos na região de Piatã, situação que preocupa moradores e pode representar risco à segurança viária e à saúde dos animais.

Todas as solicitações que chegam à Secis pelos canais oficiais são devidamente atendidas. Dessa maneira, equipes da Diretoria de Promoção à Saúde e Bem-estar Animal (Dipa) foram mobilizadas para dar suporte ao caso. Estamos viabilizando junto a parceiros a vacinação e castração dos animais e posterior disponibilização para adoção em feiras.

A SECIS lembra ainda que o abandono de animais é crime, conforme prevê a legislação vigente, e que situações como essas devem ser denunciadas. A secretaria reforça seu compromisso com o bem-estar animal e a segurança da população, e orienta que quaisquer ocorrências do tipo devem ser imediatamente comunicadas pelos canais oficiais. Denúncias podem ser feitas gratuitamente pelos telefones 156 ou 3202-5628.