Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sem muro nos fundos, Complexo Penitenciário da Mata Escura está desprotegido há 20 anos

Confira os destaques da semana na coluna (IN)Segurança, de Bruno Wendel

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 05:00

Um matagal de cerca de 300 metros de extensão é o que separa até hoje os fundos do Complexo Penitenciário da Mata Escura da Avenida Gal Costa. Isso já dura duas décadas (acreditem!) e o resultado não seria outro: fugas e mais fugas de presos, algumas delas em massa: em 2015, saíram 20 e em 2017, 25. No último dia 21, escaparam 10, entre eles lideranças do BDM.

A ausência da contenção externa possibilita outro problema antigo: a entrada de armas, drogas e celulares, que são arremessados para os internos. O Sindicato dos Policiais Penais da Bahia diz que sempre houve recursos, inclusive federais, para resolver a questão, mas eram direcionados às unidades com a administração compartilhada com o setor privado. “Assim, a cúpula anterior da Seap sucateou o restante do sistema prisional”, diz o presidente da categoria, Reivon Pimentel.

Atualmente, os cargos de gestão estão com policiais penais – anteriormente eram PMs – e pouco mais de R$ 14 milhões foram destinados à construção do muro e fechamento externo do complexo. Entretanto, a obra nem começou. Será que agora vai?

Fuga de detentos no Complexo da Mata Escura
Fuga de detentos no Complexo da Mata Escura Crédito: Reprodução

Cuidado mulheres!

Um criminoso vem usando a função de motorista por aplicativo para cometer sequestro relâmpago. Só neste mês foram quatro episódios: um na AV. T. Neves, outro Costa Azul e dois na Pituba. Ele cancela as corridas assim que as vítimas entram no carro e, com uma arma, elas são obrigadas a fazer transferências via PIX. A Uber diz que a conta do motorista foi temporariamente desativada e a Polícia Civil ainda não o prendeu. Óbvio que o bandido não representa o comportamento da categoria, mas ficam as dicas: mulheres, se possível, não embarquem sozinhas e, se suspeitarem de alguma coisa, apertem o botão de segurança, recurso no próprio aplicativo.

Estudo analisou dados de 152 milhões de viagens de Uber no RJ
Quarto mulheres são vítimas de sequestro relâmpago após entrar em carro por aplicativo  Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Sem festa

Desta vez não foi a polícia que cancelou “Paredão ST” no Barro da Paz, não diretamente. A festa, prevista para o sábado (28), foi suspensa após a morte de quatro traficantes do BDM pela Rondesp na quarta (25). "Paredão de sábado cancelado, a favela está de luto", escreve um perfil ligado ao bairro. Em alguns casos, aglomerações do tipo são bancadas pelo tráfico para estimular consumo de droga.

Festa paredão cancelada
Festa paredão cancelada Crédito: Reprodução