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Thais Borges
Publicado em 5 de outubro de 2024 às 05:00
Salas de aula climatizadas, mais ônibus elétricos, um novo Centro de Convenções, projetos para reduzir a sensação térmica e até uma autoridade climática. Todas essas são propostas que estão nos planos de governo dos postulantes à prefeitura de Salvador. Mas você sabe quais são as principais propostas de cada um deles? >
Durante a última semana, o CORREIO analisou os planos de governo de seis candidatos e listou algumas das principais proposições deles dentro de sete áreas: educação, saúde, mobilidade, mudança climática, emprego, cultura e turismo. A análise incluiu os planos de governo dos candidatos que participaram das sabatinas promovidas pelo jornal - Bruno Reis (União Brasil), Eslane Paixão (UP), Geraldo Júnior (DEM), Giovani Damico (PCB), Kleber Rosa (PSOL) e Victor Marinho (PSTU). >
Cada partido ou coligação construiu seu plano de governo de alguma forma particular. O de Bruno Reis, que tem 159 páginas, foi elaborado por equipes técnicas com a colaboração da aliança partidária e a participação de segmentos da sociedade e da população, tanto nos bairros quanto em redes sociais, de acordo com a assessoria da campanha. O de Eslane Paixão tem 12 páginas e foi redigido tanto a partir de encontros com apoiadores, militantes e candidatos quanto da plataforma da direção nacional do partido. >
O plano de Geraldo Júnior tem 66 páginas e foi concebido em diferentes fases: primeiro, de forma participativa, com reuniões temáticas; depois, a partir do documento elaborado, a versão final acresceu ideias da própria chapa e da coordenação de campanha. Já o de Giovani Damico conta com 21 páginas e foi definido de forma coletiva, em reuniões com membros do partido, nos chamados 'ativos eleitorais'. >
Por sua vez, Kleber Rosa tem 63 páginas em seu plano de governo, concebido após plenárias, pesquisa e escuta de grupos e coletivos. Victor Marinho tem 24 páginas em seu plano, que foi desenhado inicialmente pela direção do diretório municipal do partido e, na sequência, complementada de forma participativa pelas plenárias. >
Seria, portanto, impossível listar todas as propostas aqui. Entre os candidatos com maior número de propostas, selecionamos, prioritariamente, aquelas que eram totalmente novas; as que trazem projetos novos dentro de programas existentes; as que reformulam estruturas já existentes e, por fim, as que ampliam e fortalecem iniciativas já executadas. >
BRUNO REIS (UNIÃO BRASIL)>
- Alcançar, até o final de 2028, uma frota 100% climatizada no transporte coletivo de Salvador. >
- Ampliar para mais de 50% a frota de ônibus elétricos do BRT. >
- Ampliar a infraestrutura de apoio para ônibus elétricos, implantando o segundo eletroterminal de recarga, na região dos Barris.>
- Implantar corredor de ligação da Orla à Cidade Baixa, via San Martin, com prioridade para o sistema de Transporte Público.>
- Continuar o BRS Pituba-Aeroporto e criar o novo Sistema da Região Central. >
- Regularizar o Subsistema de Transporte Complementar (STEC), com renovação da frota e melhoria do serviço ofertado.>
- Ampliar o número de novos abrigos de ônibus em toda a cidade.>
- Implantar intermodalidade entre as ciclovias e o sistema de transporte coletivo de passageiros.>
- Implementar o Plano Cicloviário e avançar com a ampliação prevista em mais de 200 km de ciclovias e ciclofaixas até 2028.>
- Implantar ruas de pedestres ou tráfego compartilhado em locais de elevada circulação de pessoas. >
- Construir o mergulho na Av. Mário Leal Ferreira—Luís Anselmo para permitir o acesso direto ao Bonocô, reduzindo distância e o tempo de deslocamento.>
- Requalificar a Avenida Ogunjá.>
- Elaborar estudos para a implantação da nova Via Bom Juá-Miolo com corredor exclusivo para ônibus, ciclovias, ciclofaixas e equipamentos verticais (Proposta enviada ao Novo PAC 2023). >
- Duplicar o viaduto de conexão entre as avenidas Vasco da Gama e Ogunjá. >
- Implantar nova via de ligação entre Av. 29 de Março e Estrada Cia/Aeroporto, na altura da via Metropolitana. >
- Implantar novo sistema viário de acesso ao bairro de Mussurunga pela Av. Paralela com nova avenida e viaduto de acesso da Av. Paralela à rua Prof. Plínio Garcez de Sena.>
- Implantar nova via de ligação da Av. Paralela à Av. Aliomar Baleeiro.>
- Elaborar o Programa Municipal de Transporte Hidroviário. >
- Promover a concessão do transporte hidroviário municipal Plataforma-Ribeira.>
- Desenvolver estudos para implantação do acesso ferroviário aos portos de Salvador, ao Terminal Portuário de Cotegipe e ao Terminal Marítimo de Granéis. >
- Desenvolver estudos de localização e implantação do Terminal Rodoferroviário de Valéria.>
- Implantar a Linha 1 do Teleférico Salvador. A Linha 1 terá um percurso de 4,5 quilômetros, 27 torres e 4 estações: Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá, esta última localizada próxima da Linha 1 do Metrô, permitindo a integração dos modais.>
ESLANE PAIXÃO (UP)>
- Reduzir a tarifa de transporte público para não ultrapasse 5% do salário mínimo. >
- Criação de uma empresa pública municipal de transporte. >
- Auditoria de todos os contratos de concessão do transporte coletivo e transferência das concessões para empresas públicas. >
- Municipalização das empresas de transporte que descumprirem obrigações contratuais de atendimento à população.>
- Passe livre para estudantes e desempregados durante toda a semana.>
- Criação, melhorias e ampliações de terminais de transporte coletivo.>
- Ampliação de ciclovias em todos os bairros, interligando as principais avenidas. >
- Regulamentação do transporte alternativo (destaque para os condutores por aplicativo).>
- Realização da Conferência Municipal de Transporte.>
- Discussão com motoboys e entregadores para criação de uma comissão que vise a criação de uma empresa pública de aplicativos.>
GERALDO JÚNIOR (MDB)>
- Elaboração de um novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana (2025-2035). >
- Implantar o Veículo Leve de Transporte (VLT) da Conceição da Praia, no Comércio, até a Ribeira, com conexão com o VLT do Governo do Estado na Estação Calçada. >
- Redesenhar as linhas de ônibus. >
- Projeto Pedala Salvador: ampliar e criar novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, facilitando e incentivando o uso dessa alternativa de transporte. >
- Adequar as calçadas e dotá-las progressivamente de acessibilidade. >
- Buscar a implantação de uma tarifa justa, com transição futura para tarifa zero, no sistema de ônibus de Salvador, a partir de estudos que garantam a viabilidade de um novo sistema de financiamento. >
- Rever contratos com concessionárias de transporte público e buscar novos modelos de financiamento. >
- Renovar a frota de ônibus com veículos climatizados. >
- Promover a segurança viária eliminando pontos críticos, reforçando sinalização e iluminação e equilibrando educação, engenharia e fiscalização de trânsito. >
- Implementar intervenções viárias que viabilizem a cidade, como a construção de vias que liguem a Cidade Baixa até a Boa Viagem. >
- Reestruturação do Sistema de Transporte Marinho, abrangendo os bairros, cidades e vilarejos da costa da Baía de Todos os Santos (BTS).>
- Racionalização e otimização das linhas e melhoria dos veículos (ônibus, micro-ônibus), para qualificar a mobilidade entre os bairros e a rede estruturante. >
- Implantação do Conselho Metropolitano de Mobilidade, que será formado pelos municípios da Região Metropolitana de Salvador e definirá as diretrizes e políticas metropolitanas de mobilidade.>
GIOVANI DAMICO (PCB)>
- Municipalização progressiva dos principais segmentos do Transporte Público, associada a um programa de revisão dos contratos e concessões.>
- Passe-Livre Estudantil para desempregados/as e para aqueles com renda inferior a um salário mínimo.>
- Garantia da Tarifa Zero aos finais de semana.>
- Estipular parâmetros para valores da passagem, onde estes não ultrapasse 8% da renda mensal. >
- Bicicletas como modais complementares ofertadas pelo poder público, organização e valorização das ciclovias em bairros populares (expansão em 50% das ciclovias). >
- Projeto de revisão da velocidade das vias nos bairros. >
- Retomada e expansão das 20 linhas de ônibus como medida imediata, associada a uma organização do VLT enquanto transporte complementar ao metrô. >
- Aumento das linhas de ônibus no Subúrbio Ferroviário, até o pleno estabelecimento do modal VLT. >
- Retomada, reorganização e ampliação do transporte aquaviário;>
- Estipular um gerenciamento do BRT enquanto transporte complementar, evitando tanto o desabastecimento, quanto uma lógica de competição com outros modais.>
- Plano municipal de transição energética: neste, deve tanto ser estabelecida uma ampla rede de postos de recarga para veículos elétricos, oferecidos pelo poder público, bem como um programa municipal de estímulo à implementação de placas solares residenciais e comerciais com descontos no IPTU. >
- Estabelecimento de uma política metropolitana de gestão de transportes, tendo Salvador como articuladora.>
KLEBER ROSA (PSOL)>
- Reestruturar o Conselho de Transportes, transformando-o em Conselho de Mobilidade.>
- Instituir uma Comissão Permanente de Acessibilidade.>
- Instituir uma política de coleta e sistematização de informações da Mobilidade Urbana, com dados abertos e públicos.>
- Rever o contrato de concessão do transporte público. >
- Reconhecer e apoiar a constituição do Sistema Único de Mobilidade - SUM>
- Criar política de financiamento compartilhado entre usuários indiretos, empresas e os três entes federativos, através de subsídios e tributos.>
- Instituir, paulatinamente, a Tarifa Zero. >
- Reativar as linhas de ônibus retiradas pela atual gestão.>
- Ampliar as faixas exclusivas para ônibus.>
- Instituir programas de fomento ao uso de bicicleta em processos logísticos de entrega, com fomento de criação de cooperativas de entregadores.>
- Instituir uma política de readequação de velocidades das principais vias de Salvador.>
VICTOR MARINHO (PSTU)>
– O fim das concessões às empresas privadas e estatização do serviço público, sem indenização, de todo o sistema de transporte público municipal e a criação de uma empresa pública municipal de mobilidade urbana.>
– Tarifa zero. >
– Melhoria do sistema de integração com os bairros e com o metrô. >
– Melhoria do sistema de transporte na Cidade Baixa e Região do Subúrbio.>
– Fim de obras faraônicas.>
– Requalificação e ampliação das ciclovias, garantindo qualidade e segurança às pessoas que utilizam as bicicletas para ir ao trabalho, por lazer e prática esportiva. >
– Criação do Conselho Popular de Mobilidade Pública.>